CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO À FAMÍLIA

Autores

  • Cristiane Foguesatto
  • Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2008.14/15.13-22

Resumo

Este estudo teve por objetivo conhecer as concepções de alunos de Graduação em Enfermagem sobre família e como estes estudantes trabalham com famílias no decorrer de suas atividades práticas de aprendizagem. Para tanto realizamos uma investigação de caráter qualitativo, exploratório e descritivo com estudantes do sétimo período do curso de uma Universidade localizada na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre outubro e novembro de 2007 por meio de questionário. A análise dos dados, com categorias definidas a priori, revela conceitos
de família, composição familiar, funções da família e atividades
acadêmicas com famílias. Os resultados mostram que os
estudantes reconhecem o papel e a importância da família no processo de cuidar, mas denunciam a existência de uma lacuna no ensino em relação a esta área, estando a prática fundamentada, porém, na sensibilidade como uma  característica pessoal para as situações que envolvem esta temática.

Biografia do Autor

Cristiane Foguesatto

Enfermeira. Ajuricaba, RS.

 

Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Unijuí

Enfermeira. Mestre e doutoranda em Enfermagem/EEUSP. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí.

 

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Foguesatto, C., & Girardon-Perlini, N. M. O. (2013). CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO À FAMÍLIA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 8(14/15), 13–22. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2008.14/15.13-22