Efeitos de um programa de gameterapia com leap motion sensor na função manual em adultos com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.14345Palavras-chave:
fisioterapia, paralisia cerebral, função manual, realidade virtual, leap motionResumo
Programas de reabilitação motora da mão requerem terapia de longo prazo e, geralmente, são desinteressantes e repetitivos para o paciente, que nem sempre está motivado para realizá-los. A literatura mostra que a Realidade Virtual (RV) pode aumentar a motivação e o engajamento em programas de reabilitação motora. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de gameterapia para a reabilitação da função manual em adultos com Paralisia Cerebral (PC). O estudo incluiu cinco adultos com PC, níveis 3 e 4, do Manual Ability Classification System (Macs). A função manual foi avaliada antes e após os programas de jogo pelos testes Box and Blocks e Jebsen-Taylor. O programa foi oferecido em 15 sessões, duas vezes por semana, em uma associação de assistência a pessoas com PC. Os resultados indicaram a estabilidade do quadro, o que pode ser esperado para a população adulta. Alguns jogos foram mais motivadores, e, por meio de depoimentos, os participantes demonstraram satisfação e sugeriram alterações técnicas para melhor usabilidade dos jogos. Os recursos terapêuticos motivadores devem ser considerados na terapia de adultos com PC.
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