ESTIMATIVA DOS FATORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICO EM MULHERES PÓS-MENOPAUSA E A ASSOCIAÇÃO COM A REPOSIÇÃO HORMONAL

Autores

  • Evelise Moraes Berlezi Unijuí
  • Francieli Prediger Unijuí
  • Elvio Mariano Bertolo Unijuí
  • Fabiana Bruinsma Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.67-75

Resumo

Objetivo: Verificar a prevalência de risco cardiometabólico em
mulheres pós-menopausa. Metodologia: Estudo do tipo observacional transversal descritivo. A população do estudo são 61 mulheres que fazem parte do banco de dados da pesquisa institucional de uma Universidade do Rio Grande do Sul. As variáveis de interesse selecionadas foram: perfil sociodemográfico, idade, renda, escolaridade, índice de massa corporal, perfil lipídico, comorbidades, prevalência de síndrome metabólica, uso de reposição hormonal, tempo de uso da terapia. Resultados: Evidencia-se o predomínio de casadas
68,9% (42); a maioria das mulheres, 72,1% (44) possui o Ensino Fundamental incompleto; a renda da maior parte foi de um a dois salários mínimos, 65,6% (40); a idade média da população foi de 59,28±4,12. Em relação ao Índice de Massa Corporal, a média foi de 29,32±4,99. Em relação à presença da Síndrome Metabólica, 47,5% das mulheres apresentam essa condição. Do total nas mulheres que apresentam fatores de risco para síndrome metabólica, 8 (27,6%) delas fazem uso de reposição hormonal e 21 (72,4%) não fazem uso desta terapêutica. Conclusão: Os dados apontam para uma prevalência importante de síndrome metabólica na população do estudo, fato que coloca o município em alerta e no compromisso de ampliar ações de promoção e prevenção de agravos cardiovasculares.

Biografia do Autor

Evelise Moraes Berlezi, Unijuí

Fisioterapeuta, doutora em Gerontologia Biomédica, docente do Departamento de Ciências da Saúde da
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Francieli Prediger, Unijuí

Bolsista de Iniciação Científica Pibic/Unijuí, graduanda do curso de Fisioterapia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijui.

 

Elvio Mariano Bertolo, Unijuí

Bolsista de Iniciação Científica Pibic/CNPq, graduando do curso de Enfermagem na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

 

Fabiana Bruinsma, Unijuí

Bolsista de Iniciação Científica Pibic/CNPq, graduanda do curso de Fisioterapia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

 

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Berlezi, E. M., Prediger, F., Bertolo, E. M., & Bruinsma, F. (2013). ESTIMATIVA DOS FATORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICO EM MULHERES PÓS-MENOPAUSA E A ASSOCIAÇÃO COM A REPOSIÇÃO HORMONAL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 9(16), 67–75. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.67-75

Edição

Seção

Artigos