O impacto da pandemia COVID-19 na permissividade dos pais: um estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.14531

Palavras-chave:

crianças, covid–19, tempo de tela, atividade física, desenvolvimento infantil

Resumo

Este estudo transversal buscou descobrir como a pandemia impactou a permissividade dos pais no que se refere ao uso de dispositivos eletrônicos, atividades físicas e interações sociais. Os 466 pais de crianças com idade entre 3 e 10 anos responderam um questionário online sobre a frequência com que permitiram que seus filhos fizessem uso de dispositivos eletrônicos e participassem de atividades sociais após o início da pandemia por COVID-19. As variáveis independentes foram idade e sexo da criança, renda familiar e a quantidade de pessoas que contribuem para a renda, forma de trabalho durante a pandemia, se o respondente era responsável pelas atividades domésticas e se estas afetavam a sua rotina, e quem cuidava da criança quando precisava sair de casa. A avaliação da distribuição das variáveis independentes (categóricas) conforme os 3 graus da variável dependente (mais, menos, igual), e a permissão dos pais (categórica ordinal) foi realizada pelo teste do Qui-quadrado. Após o início da pandemia, os pais permitiram menos brincadeiras/atividades físicas em ambientes públicos (409 – 87,76%) e visita à casa de amigos e familiares (421 – 90,34%); e aumentaram a frequência de permissão do uso de dispositivos eletrônicos para entretenimento (358 -76,8%). A frequência de levar os filhos para mercados, lojas, shoppings e similares não teve alteração significativa (p=0.1494). O presente estudo apontou mudanças significativas na permissividade dos pais devido ao isolamento requerido pela pandemia COVID-19.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Steinbach, M., Kammer, P. V., da Silva, C. A., Santos, K. S., de Lima, V. A. S., Massignan, C. ., & Bolan, M. da S. (2024). O impacto da pandemia COVID-19 na permissividade dos pais: um estudo transversal. Revista Contexto &Amp; Saúde, 24(48), e14531. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.14531

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Artigo Original