O impacto da pandemia COVID-19 na permissividade dos pais: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.14531Palabras clave:
crianças, covid–19, tempo de tela, atividade física, desenvolvimento infantilResumen
Este estudo transversal buscou descobrir como a pandemia impactou a permissividade dos pais no que se refere ao uso de dispositivos eletrônicos, atividades físicas e interações sociais. Os 466 pais de crianças com idade entre 3 e 10 anos responderam um questionário online sobre a frequência com que permitiram que seus filhos fizessem uso de dispositivos eletrônicos e participassem de atividades sociais após o início da pandemia por COVID-19. As variáveis independentes foram idade e sexo da criança, renda familiar e a quantidade de pessoas que contribuem para a renda, forma de trabalho durante a pandemia, se o respondente era responsável pelas atividades domésticas e se estas afetavam a sua rotina, e quem cuidava da criança quando precisava sair de casa. A avaliação da distribuição das variáveis independentes (categóricas) conforme os 3 graus da variável dependente (mais, menos, igual), e a permissão dos pais (categórica ordinal) foi realizada pelo teste do Qui-quadrado. Após o início da pandemia, os pais permitiram menos brincadeiras/atividades físicas em ambientes públicos (409 – 87,76%) e visita à casa de amigos e familiares (421 – 90,34%); e aumentaram a frequência de permissão do uso de dispositivos eletrônicos para entretenimento (358 -76,8%). A frequência de levar os filhos para mercados, lojas, shoppings e similares não teve alteração significativa (p=0.1494). O presente estudo apontou mudanças significativas na permissividade dos pais devido ao isolamento requerido pela pandemia COVID-19.
Citas
Organização Mundial da Saúde. OMS anuncia surto de Covid-19 como pandemia. Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2020.
Qualls N, Levitt A, Kanade N, Wright-Jegede N, Dopson S, Biggerstaff M, et al. Community Mitigation Guidelines to Prevent Pandemic Influenza – United States. Atlanta (GA): Morbidity and Mortality Weekly Report. Recommendations and Reports. Apr. 2017;66(1):1-34. Sponsored by the Centers for Disease Control and Prevention.
Anderson RM, Heesterbeek H, Klinkenberg D, Hollingsworth TD. How will country-based mitigation measures influence the course of the Covid-19 epidemic? The Lancet. 2020;395(10228):931-934.
Kauhanen L, Wan Mohd Yunus WMA, Lempinen L, et al. A systematic review of the mental health changes of children and young people before and during the Covid-19 pandemic. Eur Child Adolesc Psychiatry. 2023;32(6):995-1.013.
Wunsch K, Kienberger K, Niessner C. Changes in Physical Activity Patterns Due to the Covid-19 Pandemic: A Systematic Review and Meta-Analysis. Int J Environ Res Public Health. 2022;19(4):2.250.
Brooks SK, Webster RK, Smith LE, et al. The Psychological Impact of Quarantine and How to Reduce it: Rapid Review of the Evidence. The Lancet. 2020;395(10227):912-920.
Loades ME, Chatburn E, Higson-Sweeney N, et al. Rapid Systematic Review: The Impact of Social Isolation and Loneliness on the Mental Health of Children and Adolescents in the Context of Covid-19. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2020;59(11):1.218-1.239.e3.
Waller R, Chester M, Rodriguez Y, Wagner NJ. Development of the Parenting in a Pandemic Scale (PIPS). PsyArXiv; 2020. Available from: psyarxiv.com/f8tzm
Baumrind D. Effects of Authoritative Parental Control on Child Behavior. Child Development. 1966;37(4):887-907.
Piaget J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação de jogo. São Paulo: Zanhar; 1971.
Brown SM, Doom JR, Lechuga-Peña S, Watamura SE, Koppels T. Stress and parenting during the global Covid-19 pandemic. Child Abuse Negl. 2020;110(Pt 2):104699.
Gilbert AS, Schmidt L, Beck A, Kepper MM, Mazzucca S, Eyler A. Associations of physical activity and sedentary behaviors with child mental well-being during the Covid-19 pandemic. BMC Public Health. 2021 Sept. 28;21(1):1.770.
Vygotsky LS. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes; 2007.
Kharel M, Sakamoto JL, Carandang RR, et al. Impact of Covid-19 pandemic lockdown on movement behaviours of children and adolescents: a systematic review. BMJ Glob Health. 2022;7(1).
Park AH, Zhong S, Yang H, Jeong J, Lee C. Impact of Covid-19 on physical activity: A rapid review. J Glob Health. 2022 Apr. 30;12:05003.
Engzell P, Frey A, Verhagen MD. Learning loss due to school closures during the Covid‐19 pandemic. Proc Natl Acad Sci U S A. 2021 Apr. 27;118(17).
Kuhfeld M, Tarasawa B. The Covid-19 slide: What summer learning loss can tell us about the potential impact of school closures on student academic performance. NWEA, Center for School & Student Progress and the Collaborative; Apr. 2020.
Maldonado JE, De Witte K. The effect of school closures on standardised student test outcomes. British Educational Research Journal. 2021;48(1)
Oliveira JMD de, Butini L, Pauletto P, et al. Mental health effects prevalence in children and adolescents during the Covid‐19 pandemic: A systematic review. Worldviews on Evidence-Based Nursing. 2022;19(2):130-137.
Araújo LA de, Veloso CF, Souza M de C, Azevedo JMC de, Tarro G. The potential impact of the COVID-19 pandemic on child growth and development: a systematic review. Jornal De Pediatria. 2020;97(4):369-377.
Guerrero G. (Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia, Oficina Regional para América Latina y el Caribe de Unicef). Midiendo el impacto de la Covid‐19 en los niños y niñas menores de seis años en América Latina y el Caribe: Mapeo de encuestas en curso y sistematización de lecciones aprendidas. Washington (DC): Diálogo Interamericano; Informe Enero 2021.
Lopes JJM. Geografia das Crianças, Geografias das Infâncias: as contribuições da geografia para os estudos das crianças e sua infância. Revista Contexto & Educação. 2008;23(79):65-82.
Bessa A. Práticas de socialização entre adultos e crianças, e estas entre si, no interior da creche. 2008;19(1):97-114.
Meloni A, Marin FADG. A cidade e o brincar: análise de espaços públicos de brincar de Assis-SP. GEOUSP Espaço e Tempo (On-line). 2021;25(1).
Eales L, Gillespie S, Alstat RA, Ferguson GM, Carlson SM. Children's screen and problematic media use in the United States before and during the Covid-19 pandemic. Child Dev. 2021;92(5):e866-e882
Dutta K, Mukherjee R, Sen D, Sahu S. Effect of Covid-19 lockdown on sleep behavior and screen exposure time: an observational study among Indian school children. Biological Rhythm Research. Published on-line. Oct. 14, 2020:1-12.
Pombo A, Luz C, Rodrigues LP, Ferreira C, Cordovil R. Correlates of children's physical activity during the Covid-19 confinement in Portugal. Public Health. 2020;189:14-19.
Piasetzki CT da R, Boff ET de O, Battisti IDE. Influência da família na formação dos hábitos alimentares e estilos de vida na infância. Rev Cont Saude. 2020;20(41):13-24.
Quatrin AN, Cassel PA. Between play and the screen: the repercussions on children’s emotional development. RSD. 2020 July 21;9(8).
Kabali HK, Irigoyen MM, Nunez-Davis R, et al. Exposure and Use of Mobile Media Devices by Young Children. Pediatrics. 2015;136(6):1.044-1.050.
Pereira BS, Arrais TS. A influência das tecnologias na infância: vantagens e desvantagens. IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão; 9 e 30 de junho de 2015. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Campina Grande: Realize; 2015.
Gueller AS. Droga de celular! Reflexões psicanalíticas sobre o uso de eletrônicos. In: Baptista A, & Jerusalinsky J. Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais. Salvador: Ágalma; 2017. p. 67.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).