Saúde da população LGBTQIA+ na formação de enfermeiros em instituições públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.14555Palavras-chave:
Sexualidade, Enfermagem, Educação Superior, Currículo, Pessoas LGBTQIAResumo
A população LGBTQIA+ possui uma demanda na área da sexualidade que não tem sido abordada na formação dos profissionais de enfermagem. Deste modo, objetivou-se analisar o ensino oferecido aos estudantes dos cursos de enfermagem de instituições públicas brasileiras para o acolhimento à população LGBTQIA+. Realizou-se uma pesquisa documental, utilizando os dados dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de enfermagem de diversas instituições públicas brasileiras, disponíveis online, com intuito de verificar a existência de disciplinas obrigatórias que abordam o tema. A coleta de dados aconteceu de agosto a outubro de 2022 e foram selecionados e analisados 63 PPCs disponíveis onde constatou-se que apenas 9 (14,28%) cursos possuem a temática abordada de forma clara em disciplinas obrigatórias. Apreender sobre o cuidado à população LGBTQIA+, propicia um melhor acolhimento já que, em muitos casos ainda acontece a rejeição familiar, além do preconceito e da censura social que advém da sociedade. É importante ressaltar que dentre os achados positivos ainda existem fragilidades, como disciplinas que são totalmente teóricas e com isso ainda não preparam adequadamente o profissional para a assistência. As condições para a humanização no atendimento a todos os públicos ainda são fragmentadas e os tabus precisam ser superados e tratados com sua devida importância para uma sociedade mais equitativa.
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