A COERÊNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FISIOTERAPIA COM AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES

Autores

  • Fabíola Hermes Chesani Univali
  • Augusta Hartmann Univali
  • Alexandre Daniel Kroetz Univali
  • Edilaine Kerkoski Univali
  • Maiana Tamires Souza Univali
  • Shanlley Cristina Fernandes Univali

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.61-70

Resumo

Este estudo buscou analisar se existe ou não coerência entre o
Projeto Político Pedagógico do curso de Fisioterapia da Univali e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a analise documental e um questionário. Realizou-se uma análise documental cronológica com aproximação de documentos que contribuíram historicamente com as políticas públicas na formação de recursos humanos em saúde bem como políticas
públicas de ações em saúde. O questionário foi respondido por
quatro docentes do curso de fisioterapia da Univali. Quanto ao questionário aplicado aos docentes, pode-se perceber que o curso encontra-se adequado. Relata-se a crescente busca de qualificação de mestres, mas contudo, esta qualificação não atinge 40% de doutores. Mas sugeriu-se uma readequação nas ementas e bibliografias, incremento na inserção do acadêmico nas Unidades Básicas de Saúde, na integração ensino-serviço, na integralidade, na interdisciplinariedade e no número de periódicos da área. Concluímos que existe coerência do Projeto Político Pedagógico do curso de Fisioterapia da Univali com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em
Fisioterapia e que novos estudos com esta característica e que utilizam a técnica da entrevista para a coleta de dados são importantes.

Biografia do Autor

Fabíola Hermes Chesani, Univali

Fisioterapeuta. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica- UFSC.

 

Augusta Hartmann, Univali

Acadêmica do 7º Período do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

 

Alexandre Daniel Kroetz, Univali

Acadêmico do 8o Período do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

 

Edilaine Kerkoski, Univali

Fisioterapeuta. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Mestre em Enfermagem e Doutoranda em Enfermagem-UFSC.

Maiana Tamires Souza, Univali

Acadêmica do 8o Período do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

 

Shanlley Cristina Fernandes, Univali

Acadêmica do 7º Período do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

 

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Publicado

2013-06-17

Como Citar

Chesani, F. H., Hartmann, A., Kroetz, A. D., Kerkoski, E., Souza, M. T., & Fernandes, S. C. (2013). A COERÊNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FISIOTERAPIA COM AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 61–70. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.61-70

Edição

Seção

Artigos