ENVELHECIMENTO HUMANO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FISIOTERAPIA DE INSTITUIÇÕES GAÚCHAS: Percepção dos Estudantes Finalistas Quanto ao uso das Tecnologias nos Processos de Reabilitação e Intervenção

Autores

  • Maira Cristina Fistarol Audino UPF
  • Iara Salete Caierão UPF
  • Adriano Pasqualotti UPF

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.253-260

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes finalistas
quanto ao uso das tecnologias nos processos de reabilitação e
intervenção no currículo dos cursos de fisioterapia. Delineamento: Estudo analítico-transversal de natureza populacional com perspectiva quantitativa e qualitativa. Amostra: Amostra composta de 165 acadêmicos finalistas de seis cursos de graduação que obtiveram o melhor desempenho no Exame Nacional de Desempenho do Estudante de 2007: Coleta dos dados: Aplicação de um questionário semi-estruturado. Conclusão: Os fisioterapeutas não se sentem preparados para dar conta das diferentes e complexas demandas da população idosa. Os fisioterapeutas acreditam nas tecnologias de informação e comunicação como um mecanismo indispensável para o profissional da atualidade.

Biografia do Autor

Maira Cristina Fistarol Audino, UPF

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo;

 

Iara Salete Caierão, UPF

Co-orientador. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia;

 

Adriano Pasqualotti, UPF

Orientador. Professor Titular I da Universidade de Passo Fundo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Doutor em Informática na Educação e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editor da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano;

 

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Publicado

2013-06-20

Como Citar

Audino, M. C. F., Caierão, I. S., & Pasqualotti, A. (2013). ENVELHECIMENTO HUMANO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FISIOTERAPIA DE INSTITUIÇÕES GAÚCHAS: Percepção dos Estudantes Finalistas Quanto ao uso das Tecnologias nos Processos de Reabilitação e Intervenção. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 253–260. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.253-260

Edição

Seção

Artigos