Letramento funcional em saúde de pessoas com lesão medular atendidas em um centro de reabilitação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.15306Palavras-chave:
letramento em saúde, lesões da medula espinhal, reabilitação, educação em saúdeResumo
O objetivo deste artigo foi analisar o letramento funcional em saúde de pessoas com lesão medular espinhal atendidas em um centro de reabilitação. Estudo transversal analítico, realizado em um centro de reabilitação e readaptação, com 85 pessoas diagnosticadas com lesão medular espinhal. Foram coletados dados sobre o perfil sociodemográfico, clínico e funcional. O instrumento Short Test Of Functional Health Literacy in Adults (S-TOFHLA) foi utilizado para avaliar o letramento funcional em saúde. A maioria dos pacientes era do sexo masculino, com idade entre 18 e 39 anos, apresentavam paraplegia e etiologia traumática. Na análise do letramento funcional em saúde, o resultado foi adequado em 70,6% das pessoas com lesão medular espinhal. Menor idade, melhor renda, maior escolaridade e tempo de reabilitação, e a presença de um companheiro foram preditores para melhores resultados do letramento funcional em saúde. Conclui-se que a assistência ofertada e a estrutura organizacional dos centros de referência na reabilitação das pessoas com lesão medular espinhal, poderão promover melhores resultados no letramento funcional em saúde, portanto a identificação das variáveis relacionadas, e a análise da dimensão funcional do letramento em saúde pelas equipes multiprofissionais durante o processo de reabilitação, são ferramentas importantes para melhorias na saúde das pessoas com lesão medular espinhal.
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