INTERCORRÊNCIAS CLÍNICAS OBSERVADAS EM PREMATUROS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL DE UM HOSPITAL DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.283-290Resumo
Objetivo: Analisar os dados referentes ao parto e as intercorrências clínicas dos prematuros ocorridas no período de internação hospitalar em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e analítica. A amostra constitui-se de 54 crianças prematuras. Os dados sobre intercorrências clínicas no período pós-natal foram coletados no prontuário dos neonatos. Resultados: As principais intercorrências clínicas no período pós-natal dos prematuros com maior incidência ocorreram nos sistemas hematológico (90,7%) e respiratório (88,9%). Observou-se uma forte correlação e diretamente proporcionalentre a idade materna e idade gestacional correlacionadas
com o apgar do primeiro minuto e peso do recém-nascido.
Conclusão: Os recém-nascido prematuros estão mais suscetível
a complicações e o fisioterapeuta desempenha um importante
trabalho na sua recuperação e no seu desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).