A ENFERMAGEM ONCOLÓGICA FRENTE AO CÂNCER EM PACIENTES IDOSOS

Autores

  • Armelita Elenice Vianna Hospital Santa Lucia/Cruz Alta.
  • Cintia da Silva Marconato UFSM
  • Lucélia Gindri UFSM
  • Micheline Raquel Beneton Hospital Santa Lucia/Cruz Alta
  • Suzinara Beatriz Soares de Lima UFSM
  • Viviani Viero UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.569-572

Resumo

Objetivos: o estudo teve como objetivo geral investigar os tipos de câncer de maior incidência nos pacientes a partir dos 60 anos de idade, atendidos no Ambulatório de Quimioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Métodos: trata-se de uma pesquisa documental, quantitativa, do tipo descritiva, realizada nos registros de pacientes novos no período de janeiro a outubro de 2010. Resultados: foi possível detectar que a neoplasia mais freqüente nas mulheres idosas foi o câncer de mama e nos homens idosos o câncer de próstata, dados estes que coincidiram com as estatísticas atuais pesquisadas para o Brasil e para o mundo. Conclusões do trabalho: destaca-se a relevância de novas pesquisas, que venham a contribuir para o cuidado de Enfermagem ao paciente oncológico idoso, seja por meio da assistência direta e/ou ações de educação em saúde, com esclarecimento sobre
exames preventivos, doenças e acesso aos serviços para tratamento.

Biografia do Autor

Armelita Elenice Vianna, Hospital Santa Lucia/Cruz Alta.

Enfermeira Assistencial do Hospital Santa Lucia/Cruz Alta. Pós – graduada em Auditoria em Saúde. Membro da Linha de Pesquisa Gestão em enfermagem e saúde.

Cintia da Silva Marconato, UFSM

Enfermeira. Pós-graduada em Enfermagem em Cuidados Intensivos Neonatal, Adulto e Pediátrico. Servidora técnica administrativa da UFSM, lotada no HUSM/ Ambulatório de Quimioterapia.

Lucélia Gindri, UFSM

Enfermeira. Servidora técnica administrativa da UFSM, lotada no HUSM/ Ambulatório de Quimioterapia.

Micheline Raquel Beneton, Hospital Santa Lucia/Cruz Alta

Enfermeira Assistencial da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Lucia/Cruz Alta. Pós graduanda em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Membro da Linha de Pesquisa Gestão em enfermagem e saúde.

Suzinara Beatriz Soares de Lima, UFSM

Enfermeira Profª Drª Docente da UFSM e vice-diretora de Enfermagem do HUSM. Coordenadora da Linha de Pesquisa Gestão em enfermagem e saúde.

Viviani Viero, UFSM

Enfermeira. Pós-graduada em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional. Servidora da UFSM, lotada no HUSM/Ambulatório de Quimioterapia. Membro da Linha de Pesquisa Gestão em enfermagem e saúde.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Vianna, A. E., Marconato, C. da S., Gindri, L., Beneton, M. R., Lima, S. B. S. de, & Viero, V. (2013). A ENFERMAGEM ONCOLÓGICA FRENTE AO CÂNCER EM PACIENTES IDOSOS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 569–572. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.569-572

Edição

Seção

Resumo expandido