AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: Relato de Experiência

Autores

  • Daiana Argenta Kümpel UPF
  • Michele Marinho da Silveira UPF
  • Josemara de Paula Rocha UPF
  • Neida Maria da Luz de Jesus Unicruz
  • Fábia Benetti UPF
  • Adriano Pasqualotti UPF

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.777-782

Resumo

O consumo alimentar pode afetar negativamente a ingestão alimentar e o apetite. Este estudo objetivou avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar de idosos de uma instituição asilar. Avaliaram-se idosos com a faixa etária igual ou superior a 65 anos, destes, 67% são do sexo feminino e 33% do sexo masculino. Quanto aos aspectos alimentares utilizou-se o registro de consumo de alimentos (RCA), como proposta de traçar o perfil alimentar. Para avaliar o estado nutricional dos idosos utilizou-se o Índice de Massa Corporal do idoso (IMC). Resultados indicam que conforme o IMC do idoso, 50% apresentaram-se eutróficos, 33% sobrepeso e 17% baixo peso e quanto ao RCA, constatou-se que os idosos apresentam aporte calórico maior do que o necessário, onde cuidados com a alimentação são essenciais a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida e do estado nutricional desta população.

Biografia do Autor

Daiana Argenta Kümpel, UPF

Mestranda bolsista PROSUP cursos novos/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-Graduada em Tecnologia e Controle de Qualidade em Alimentos pela UPF. Nutricionista, graduada pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ.

Michele Marinho da Silveira, UPF

Mestranda bolsista PROSUP cursos novos/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano pela UPF. Pós-
Graduada em Traumato-Ortopedia com ênfase no atendimento em clinica de Fisioterapia pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES). Fisioterapeuta, graduada pela Universidade de Passo Fundo, UPF.

Josemara de Paula Rocha, UPF

Mestranda bolsista PROSUP cursos novos/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano pela UPF. Fisioterapeuta, graduada pela Universidade de Passo Fundo, UPF.

Neida Maria da Luz de Jesus, Unicruz

Docente da Universidade de Cruz Alta. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-Graduação em Saúde Pública pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Nutricionista, graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI.

Fábia Benetti, UPF

Mestranda bolsista do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Nutricionista, graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.

Adriano Pasqualotti, UPF

Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo e da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo. Doutor em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo, UPF.

Downloads

Publicado

2013-07-08

Como Citar

Kümpel, D. A., Silveira, M. M. da, Rocha, J. de P., Jesus, N. M. da L. de, Benetti, F., & Pasqualotti, A. (2013). AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: Relato de Experiência. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 777–782. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.777-782

Edição

Seção

Resumo expandido