CARGAS FÍSICAS NO TRABALHO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Autores

  • Caliandra Marta Dissen UFSM
  • Carmem Lúcia Colomé Beck UFSM
  • Francine Cassol Prestes UFSM
  • Juliana Petri Tavares UFRGS
  • Maria Saleti Vogt UFSM
  • Alexa Pupiara Flores Coelho UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.807-812

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar dados sociodemográficos, hábitos de vida, bem como identificar as
cargas de trabalho físicas em Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa em que se aplicou um questionário para a coleta dos dados. Os agentes, do sexo feminino e com idade entre 25 e 40 anos, apontaram o ambiente laboral inadequado, bem como a precariedade dos equipamentos de trabalho como geradores de cargas físicas. Sobre os hábitos de vida, a maioria não prática atividades físicas e um pequeno percentual é tabagista. Esse estudo reforçou a necessidade de traçar estratégias de intervenção junto aos agentes e ao serviço de saúde, no sentido de promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e saúde destes trabalhadores.

Biografia do Autor

Caliandra Marta Dissen, UFSM

Acadêmica do 5º Semestre do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. “Membro do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM. Bolsista FAPERGS.

Carmem Lúcia Colomé Beck, UFSM

Doutora em Enfermagem, Docente Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM.

Francine Cassol Prestes, UFSM

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM – RS. Membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM.

Juliana Petri Tavares, UFRGS

Enfermeira. Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem e do Grupo Interdisciplinar de Saúde Ocupacional.

Maria Saleti Vogt, UFSM

Doutora em Ciências da Saúde, Docente Adjunto do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação da UFSM.

Alexa Pupiara Flores Coelho, UFSM

Acadêmica do Terceiro Semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM – RS. Membro do grupo de pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM. Bolsista FIPE.

Downloads

Publicado

2013-07-09

Como Citar

Dissen, C. M., Beck, C. L. C., Prestes, F. C., Tavares, J. P., Vogt, M. S., & Coelho, A. P. F. (2013). CARGAS FÍSICAS NO TRABALHO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 807–812. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.807-812

Edição

Seção

Resumo expandido