CARGAS FÍSICAS NO TRABALHO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Autores/as

  • Caliandra Marta Dissen UFSM
  • Carmem Lúcia Colomé Beck UFSM
  • Francine Cassol Prestes UFSM
  • Juliana Petri Tavares UFRGS
  • Maria Saleti Vogt UFSM
  • Alexa Pupiara Flores Coelho UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.807-812

Resumen

Este estudo teve por objetivo apresentar dados sociodemográficos, hábitos de vida, bem como identificar as
cargas de trabalho físicas em Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa em que se aplicou um questionário para a coleta dos dados. Os agentes, do sexo feminino e com idade entre 25 e 40 anos, apontaram o ambiente laboral inadequado, bem como a precariedade dos equipamentos de trabalho como geradores de cargas físicas. Sobre os hábitos de vida, a maioria não prática atividades físicas e um pequeno percentual é tabagista. Esse estudo reforçou a necessidade de traçar estratégias de intervenção junto aos agentes e ao serviço de saúde, no sentido de promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e saúde destes trabalhadores.

Biografía del autor/a

Caliandra Marta Dissen, UFSM

Acadêmica do 5º Semestre do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. “Membro do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM. Bolsista FAPERGS.

Carmem Lúcia Colomé Beck, UFSM

Doutora em Enfermagem, Docente Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM.

Francine Cassol Prestes, UFSM

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM – RS. Membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM.

Juliana Petri Tavares, UFRGS

Enfermeira. Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem e do Grupo Interdisciplinar de Saúde Ocupacional.

Maria Saleti Vogt, UFSM

Doutora em Ciências da Saúde, Docente Adjunto do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação da UFSM.

Alexa Pupiara Flores Coelho, UFSM

Acadêmica do Terceiro Semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM – RS. Membro do grupo de pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM. Bolsista FIPE.

Publicado

2013-07-09

Cómo citar

Dissen, C. M., Beck, C. L. C., Prestes, F. C., Tavares, J. P., Vogt, M. S., & Coelho, A. P. F. (2013). CARGAS FÍSICAS NO TRABALHO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 807–812. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.807-812

Número

Sección

Resumo expandido