PRÁTICAS DE ENFERMAGEM E NUTRIÇÃO JUNTO A EQUIPE DE SUPORTE NUTRICIONAL DO HCI

Autores

  • Cleci Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli Unijuí
  • Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki Unijuí
  • Adriane Huth Unijuí
  • Marinez Koller Pettenon Unijuí
  • Gerli Elenise Gehrke Herr Unijuí
  • Evandra Piovesan Cordeiro HCI

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1223-1226

Resumo

O projeto de extensão visa desenvolver ações que proporcionam aos acadêmicos dos Cursos de Enfermagem eNutrição da UNIJUI ampliar conhecimentos na área de suporte nutricional e nutrição por vias especiais. Destaca-sea importância do trabalho em conjunto entre Universidade e Hospital, favorecendo trocas importantes e essenciaispara a formação, atualização e crescimento de ambos os sujeitos envolvidos no processo de cuidar, prestando destaforma, uma assistência qualificada e humanizada a pacientes/indivíduos em uso de sondas/cateteres para nutrição, oqual compreende o cuidado antes, durante e após o procedimento. Este projeto oportuniza também o desenvolvimentode práticas em saúde inerentes aos profissionais da saúde. A inserção dos acadêmicos neste contexto buscacontribuir na redução do número de reinternações hospitalares e da morbimortalidade de indivíduos dependentes desuporte nutricional.

Biografia do Autor

Cleci Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli, Unijuí

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela UNIFESP. Mestre em Educação nas Ciências. Docente do Departamento de Ciências da Saúde – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Coordenadora do projeto.

Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki, Unijuí

Acadêmica do Curso de Graduação em Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí (RS),Brasil. Departamento de Ciências da Saúde. Presidente do Centro Acadêmico de Nutrição (CANUT). Bolsista PIBEX/UNIJUÍ.

Adriane Huth, Unijuí

Nutricionista. Mestre em Ciências Biológicas. Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente doDepartamento Ciências da Saúde da UNIJUÍ (RS), Brasil.

Marinez Koller Pettenon, Unijuí

Enfermeira. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.Docente do Curso de Enfermagem do DCSa da Unijuí.

Gerli Elenise Gehrke Herr, Unijuí

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí (RS),Brasil. Voluntária do projeto de Extensão.

Evandra Piovesan Cordeiro, HCI

Enfermeira. Vice-Coordenadora de Enfermagem do Serviço de Enfermagem do Hospital de Caridade de Ijuí. Coordenadora do Ambulatório de Especialidades. Especialista em Urgência, Emergência e Trauma.

Downloads

Publicado

2013-07-23

Como Citar

Rosanelli, C. L. S. P., Piasetzki, C. T. da R., Huth, A., Pettenon, M. K., Herr, G. E. G., & Cordeiro, E. P. (2013). PRÁTICAS DE ENFERMAGEM E NUTRIÇÃO JUNTO A EQUIPE DE SUPORTE NUTRICIONAL DO HCI. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 1223–1226. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1223-1226

Edição

Seção

Resumo expandido