O APOIO MATRICIAL EM UM CASO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA PERSPECTIVA DO CUIDADO INTEGRAL

Autores

  • Maria de Lourdes Custódio Duarte
  • Michele Gonçalves Vale
  • Verydiana Comis
  • Fernanada Stenert

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2013.24-25.58-62

Resumo

O presente estudo objetiva relatar a experiência de discentes do Curso de enfermagem no matriciamento, proposto pela disciplina de Saúde Mental II um caso de dependência química do crack no Sul do Brasil.Sabe-se que o consumo de substâncias tem elevada prevalência no Brasil, gerando diferentes demandas em atenção à saúde, dentre eles, destaca-se o crack como um problema à saúde pública. Os resultados emergiram para uma boa adesão do usuário ao Projeto Terapêutico Individual (PTI) construído em conjunto entre equipe de referência da Estratégia da Saúde da Família (ESF), equipe de apoio matricial do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e discentes. Portanto, entende-se o papel da Universidade na produção de saberes e na interlocução entre os serviços de saúde, na articulação de idéias e propostas que vão ao encontro dos pressupostos do SUS e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, desmistificando a dependência química entre trabalhadores e discentes.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Custódio Duarte

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutora em Enfermagem pela UFRGS. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.

Michele Gonçalves Vale

Aluna do 8º semestre do Curso de Enfermagem da Unipampa

Verydiana Comis

Aluna do 8º semestre do Curso de Enfermagem da Unipampa

Fernanada Stenert

Aluna do 6º semestre do Curso de Enfermagem da Unipampa

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Duarte, M. de L. C., Vale, M. G., Comis, V., & Stenert, F. (2014). O APOIO MATRICIAL EM UM CASO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA PERSPECTIVA DO CUIDADO INTEGRAL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 13(24-25), 58–62. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2013.24-25.58-62

Edição

Seção

Relato de Experiência