CONSUMO DA COMBINAÇÃO ARROZ-FEIJÃO POR ESCOLARES

Autores

  • Vanessa Ketzer Lucca Curso de Nutrição do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Nádia Rosana Fernandes de Oliveira Mestre em Extensão Rural. Docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.76-83

Palavras-chave:

Alimentação. Consumo de alimentos. Crianças. Estudantes.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o consumo da mistura arroz e feijão, por 42 escolares com idade entre 9 e 12 anos, de ambos os sexos, matriculados em uma escola pública localizada no município de Ijuí (RS). Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado de inquérito alimentar, sendo tabulados no Excel® 2010 e, posteriormente, analisados e descritos. Do total da amostra, 52,4% eram meninos e 47,6% meninas. 35,7% relataram consumir a mistura arroz e feijão todos os dias da semana, em duas refeições principais do dia, almoço e jantar. Constatou-se também que a maioria dos escolares consome de duas a três colheres de sopa de arroz e duas conchas de feijão. Os achados deste estudo mostram que a famosa dieta brasileira, continua sendo consumida por crianças que estão em fase de crescimento e em formação dos hábitos alimentares.

Biografia do Autor

Vanessa Ketzer Lucca, Curso de Nutrição do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Curso de Nutrição do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Nádia Rosana Fernandes de Oliveira, Mestre em Extensão Rural. Docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Ketzer Lucca, V., & Fernandes de Oliveira, N. R. (2015). CONSUMO DA COMBINAÇÃO ARROZ-FEIJÃO POR ESCOLARES. Revista Contexto & Saúde, 15(28), 76–83. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.76-83

Edição

Seção

Nutrição & Saúde