PERFIL LIPÍDICO, GLICÍDICO E PROTEINÚRIA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.70-78Palavras-chave:
Diabetes Mellitus Tipo 2, Proteinúria, Obesidade Abdominal, HDL-Colesterol.Resumo
Objetivo: Avaliar o perfil lipídico e glicídico em homens e mulheres com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) admitidos em um hospital terciário e correlacioná-los com a proteinúria. Método: Estudo transversal entre 74 pacientes ≥ 18 anos com DM2 admitidos em um hospital público de Porto Alegre/RS. Os participantes responderam a um questionário e foram submetidos a medidas de peso, altura e circunferência da cintura. Para avaliação de pacientes acamados ou amputados, o peso e altura foram estimados por meio da circunferência do braço e altura do joelho. Na avaliação bioquímica foram solicitados exames de sódio, potássio, creatinina, ureia, proteinúria, triglicerídeos, hemoglobina glicada, glicemia em jejum, colesterol total, HDL e LDL colesterol. Correlação de Spearman e teste de regressão linear múltipla foram utilizados para correlações e associações. Resultados: No total, 43 homens e 31 mulheres foram avaliados com idade média de 63,28 ±7,46 anos, 4,51 ±3,25 anos de estudo e IMC 25,91 ±4,19 kg/m2. Entre os participantes 79,7% declararam-se brancos e 70,3% eram aposentados. No gênero masculino, observaram-se maiores valores de colesterol total, HDL colesterol e correlação positiva e significativa entre a proteinúria a e circunferência da cintura (p=0,043). Valores de HDL colesterol associaram-se negativamente e de forma significativa com a proteinúria independente da idade e da obesidade central entre os homens [Beta -5,1; EP 2,5 (IC 95% -10,1 a -0,2) P= 0,04]. Conclusões: No gênero masculino, a proteinúria pode estar associada com HDL colesterol de forma inversa independente de outros fatores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).