COLITIS SEUDOMEMBRANOSA SEVERA: REPORTE DE CASO Y REVISIÓN DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.10-22Palavras-chave:
colitis seudomembranosa, antibióticos, Clostridium difficile.Resumo
La Colitis Seudomembranosa (CSM) es una enfermedad causada por las toxinas del Clostridium difficile, que, tiene como principal factor de riesgo para su colonización el uso de antibioticoterapias prolongadas. El objetivo del siguiente trabajo es analizar un caso de CSM diagnosticado en un Hospital Regional de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil - en 2014 y realizar una revisión de la literatura sobre el tema en cuestión. Durante el período de febrero y diciembre de 2014 fue realizada la recolección de datos de la paciente con sus respectivas historias clínicas. Al final se realizó la búsqueda bibliográfica en las bases de dados Scielo, Pubmed y MedLine. La CSM es una enfermedad que se presenta básicamente por fiebre, dolor abdominal y diarrea, que si no tratada precozmente puede ser mortal. Se pudo identificar que la paciente hizo uso de distintos antibióticos durante la evolución de su enfermedad inicial, con eso aumentando el riesgo de padecer de la CSM. Se notó que los equipos de salud necesitan de capacitación a cerca del uso de los antibióticos y de la CSM. Además se realiza hincapié en las nuevas terapéuticas disponibles que todavía, son utilizadas por muy pocos profesionales.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).