PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À POLIFARMÁCIA ENTRE IDOSOS DE UM HOSPITAL PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.28-35Palavras-chave:
Medicamento, Idoso, Prescrição, Polifarmácia, Interações de medicamentosResumo
A polifarmácia é um fator que tem grande impacto na segurança do paciente idoso, tendo em vista que é a grande responsável pelas interações medicamentosas. O objetivo dessa pesquisa foi caracterizar o perfil sociodemográfico dos idosos, verificar as classes de medicamentos mais utilizadas e identificar a prevalência e os fatores associados à polifarmácia. A metodologia utilizada foi instrumento semiestruturado para analise instrumental, analisando-se os dados no programa estatístico SPSS 20.0. Resultados: os resultados demonstraram que a média de idade foi de 71,9 anos, sendo 52,7% mulheres. O tempo de internação obteve uma média de 21,7 dias, a média de diagnósticos por paciente foi de 2,6. O principal diagnóstico de internamento hospitalar foi doenças do aparelho circulatório (20,3%). A média de medicamentos prescritos por internação foi de 6,8. Os medicamentos mais utilizados faziam parte do sistema digestório e metabólico (32,4%), a prevalência de prescrição de medicamentos potencialmente inadequados durante as internações avaliadas foi de 11,2%. Em relação às potenciais interações medicamentosas, foram identificadas em 65,5% das prescrições, os medicamentos mais envolvidos nas interações fazem parte do sistema cardiovascular (38,6%). Conclusão: diante de tais resultados, verifica-se a necessidade de adotar estratégias para a otimização da farmacoterapia prestada ao paciente idoso.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).