O COTIDIANO DE PÓS-GRADUANDOS STRICTO SENSU EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vera Lucia Freitag Universidade Federal de Pelotas
  • Bianca Contreira de Jung Universidade Federal e Pelotas
  • Marcio Rossato Badke Universidade Federal de Pelotas
  • Liamara Denise Ubessi Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Aurélio Matos Lemões Universidade Federal de Pelotas
  • Viviane Marten Milbrath Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.3-13

Palavras-chave:

Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Cuidado, Qualidade de vida, Estudantes, Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem.

Resumo

Introdução: Para obter o grau acadêmico de Mestre ou Doutor, implica alguns benefícios pessoais, profissionais e institucionais, mas para isso é necessário uma organização na vida em relação ao estudo, trabalho, lazer, descanso, família e alimentação. Objetivo: Conhecer o cotidiano de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) de uma Universidade Federal do Sul do Brasil.  Metodologia: Estudo consiste em um relato de experiência realizado por alunos do PPGEnf. O estudo foi constituído por dois mestrandos e três doutorandos durante o mês de julho de 2014. Para análise utilizou-se a proposta de Bardin. Resultados: Constituído por dois itens: Caracterização dos participantes do estudo; A organização na vida diária dos estudantes de mestrado e doutorado. Conclusão: Existe preocupação constante entre os estudantes referente à construção de seus projetos, entretanto, encontram tempo para o lazer, o estar com a família, o estudar, existindo assim uma organização no cotidiano dos alunos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Freitag, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (PPGEnf/UFPel). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde. Bolsista pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Jaboticaba, RS, Brasil.

Bianca Contreira de Jung, Universidade Federal e Pelotas

Enfermeira. Mestranda (PPGEnf/UFPel). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Pelotas, RS, Brasil.

Marcio Rossato Badke, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando do PPGEnf/UFPel. Professor Assistente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Liamara Denise Ubessi, Universidade Federal de Pelotas

Psicóloga, Enfermeira. Doutoranda ((PPGEnf/UFPel). Acadêmica de Filosofia UFPel. Bolsista CAPES. Pelotas, RS, Brasil.

Marcos Aurélio Matos Lemões, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem do PPGEnf/UFPel. Bolsista CAPES. Rio Grande, RS, Brasil.

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Professora orientadora. Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Freitag, V. L., Jung, B. C. de, Badke, M. R., Ubessi, L. D., Lemões, M. A. M., & Milbrath, V. M. (2016). O COTIDIANO DE PÓS-GRADUANDOS STRICTO SENSU EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 16(30), 3–13. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.3-13

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática