PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA FARMÁCIA MUNICIPAL DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Cristiano Manetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcia dos Angeles Luna Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.36-46

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico Situacional, Relato de Experiência, Serviços Comunitários de Farmácia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de elaboração de um Plano Operativo (PO), desenvolvido com a finalidade de qualificar a Assistência Farmacêutica (AF) da Farmácia Municipal de Canguçu, Rio Grande do Sul. Trata-se de um relato e uma reflexão sobre uma atividade prática e colaborativa, com vistas à aplicação futura na Farmácia Municipal. O autor deste relato não se coloca apenas como observador, mas como propositor e membro da equipe que elaborou o plano de intervenção na realidade da AF do município. São apresentados os passos da construção de um PO, visando proporcionar direcionalidade à gestão a fim de intervir em uma realidade sobre a qual não é possível ter total controle. As informações apresentadas neste artigo foram obtidas através das oficinas de construção do PO e de referências bibliográficas. As oficinas, divididas em quatro etapas, contaram com a participação de diferentes atores que trabalham na Prefeitura Municipal de Canguçu, em funções relacionadas ao objetivo desse estudo. Após a elaboração do PO houve a constatação que a desatualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, que não estava de acordo com o perfil epidemiológico dos cidadãos canguçuenses, o que tem elevado o número de processos judiciais contra o estado e/ou município nos últimos anos. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para a qualificação da AF na Atenção Básica do município fomentando o uso diário da ferramenta Planejamento Estratégico Situacional para a identificação de problemas, com a participação dos diversos atores envolvidos no atendimento da Secretaria Municipal de Saúde.

Biografia do Autor

Cristiano Manetti, Universidade Federal de Santa Catarina

[1] Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Farmácia Clínica-Farmacologia pela Universidade Católica de Pelotas. Graduado em Farmácia e Bioquímica com Ênfase em Análises Clínicas pela Universidade Católica de Pelotas. Graduado em Licenciatura Plena na Área da Saúde pela Universidade Católica de Pelotas. Farmacêutico responsável técnico pela Farmácia Municipal de Canguçu/RS.

Márcia dos Angeles Luna Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Manetti, C., & Luna Leite, M. dos A. (2016). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA FARMÁCIA MUNICIPAL DO SUL DO BRASIL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 16(30), 36–46. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.36-46

Edição

Seção

Ciências Farmacêuticas & Saúde