BALLNESS É TÃO EFICAZ QUANTO IOGA NA PROMOÇÃO DE FLEXIBILIDADE EM MULHERES DE MEIA IDADE

Autores

  • Laisa Cruz Torres Vieira Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Estadual do Piauí, Brasil - 2007
  • Jefferson Fernando Coelho Rodrigues Júnior Acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
  • Neivan José Andrade Magalhães Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí, Brasil, 1995.
  • Caio Victor Coutinho de Oliveira Bacharel em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Especialista em Bases Nutricionais da Atividade Física - Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho - RJ. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (UFPB). Membro do Laboratório de Estudos do Treinamento Físico Aplicado ao Desempenho e a Saúde - LETFADS (UFPB) desde 2010.
  • Sergio Luiz Galan Ribeiro GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA pela ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DE CATANDUVA (1977), mestrado em MASTER OF SCIENCE - George Peabody College for Teacher -Nashville Tn USA (1980) e doutorado em DOCTOR OF EDUCATION - University of Georgia USA (1984).
  • Marcos Antonio Pereira dos Santos Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí, com Aperfeiçoamento em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo pela Universidade de Moscou - Rússia, Especialização em Atividade Física e Saúde-UFPI, Doutor na Área de Biotecnologia-RENORBIO.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.135-141

Palavras-chave:

Saúde, Fisioterapia e Educação Física

Resumo

Introdução: A incorporação da prática de modalidades alternativas de exercício para promoção da flexibilidade é cada vez mais comum. Estudos demonstram associação entre índices de flexibilidade e qualidade de vida. Neste contexto, a ioga e o ballness surgem como ferramentas capazes de aumentar a flexibilidade dos indivíduos. Objetivo: Comparar os níveis de flexibilidade da flexão do tronco de mulheres de meia idade praticantes de ballness e de ioga. Métodos: 24 mulheres de meia idade foram voluntariamente selecionadas. Foram divididas em três grupos (n=8/grupo): controle (C) (48,87±2,80anos), ballness (B) (48,62±5,63anos) e ioga (I) (49,12±5,48anos). Para inclusão no estudo, os sujeitos de (B) e (I) deveriam ser praticantes a seis meses da modalidade, com frequência mínima de 2 sessões/semana. Ademais, toda amostra deveria estar isenta de lesão na região lombo sacra, no quadril e na musculatura dos membros inferiores. A flexibilidade foi mensurada utilizando o banco de Wells, utilizando o post hoc de Tukey para comparação entre tratamentos (p<0,05). Resultados: A flexibilidade dos grupos exercícios (B e I) demonstrou-se maior que a do grupo (C) (p<0,05 para (I) e p<0,001 para (B)), sendo a média da distância alcançada em (B) foi de 37,1±6,0cm contra 32,1±6,1cm de (I) e 20,5±3,1cm de (C), sem diferenças entre (B) e (I). Adicionalmente, no teste de “sentar e alcançar”, os sujeitos dos grupos (B) e (I) apresentaram prevalência do nível “bom” de 37% e 37,5%, respectivamente, enquanto que ninguém de (C) mostrou-se nessa condição. Conclusões: A prática regular de ballness e de ioga em mulheres de meia idade são suficientes para promover maior flexibilidade em comparação às sedentárias.

 

Biografia do Autor

Jefferson Fernando Coelho Rodrigues Júnior, Acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Bolsista de Iniciação Científica do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí.

Sergio Luiz Galan Ribeiro, GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA pela ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DE CATANDUVA (1977), mestrado em MASTER OF SCIENCE - George Peabody College for Teacher -Nashville Tn USA (1980) e doutorado em DOCTOR OF EDUCATION - University of Georgia USA (1984).

Projessor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí - UFPI

Marcos Antonio Pereira dos Santos, Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí, com Aperfeiçoamento em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo pela Universidade de Moscou - Rússia, Especialização em Atividade Física e Saúde-UFPI, Doutor na Área de Biotecnologia-RENORBIO.

Professor do mestrado em Alimentos e Nutrição-UFPI, Professor Adjunto do Departamento de Biofísica e Fisiologia.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Vieira, L. C. T., Rodrigues Júnior, J. F. C., Magalhães, N. J. A., Oliveira, C. V. C. de, Ribeiro, S. L. G., & Santos, M. A. P. dos. (2016). BALLNESS É TÃO EFICAZ QUANTO IOGA NA PROMOÇÃO DE FLEXIBILIDADE EM MULHERES DE MEIA IDADE. Revista Contexto &Amp; Saúde, 16(30), 135–141. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.135-141

Edição

Seção

Exercício Físico & Saúde