SAÚDE: UM DIREITO HUMANO EXPERIENCIA-AÇÃO NAS TENDAS DE AFETO POPULAR NO EXTREMO SUL DO BRASIL

Autores

  • Liamara Denise Ubessi Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Michele Neves Meneses Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande
  • Marcos Aurélio Mattos Lemões Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Roberta Antunes Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Rio Grande
  • Neidi Regina Friedrish Espaço Pachamama
  • Celmira Lange Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Vanda Maria da Rosa Jardim Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.149-157

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Direito à Saúde, Educação, Afeto, Saúde Coletiva.

Resumo

Os Direitos Humanos existem como um demarcador para a defesa da vida. As Tendas de Afeto Popular se ocupam da luta por direitos humanos com ênfase ao da saúde. Este trabalho objetiva narrar à experiência de realização das Tendas de Afeto Popular na região do extremo Sul do Brasil, agenciadas pelo Coletivo Povaréu Sul, na relação com os Direitos Humanos como uma produção de sentido. Para tanto, o texto se ocupa em descrever o que são as Tendas do Afeto Popular, porque são agenciadas, qual a relação com os direitos humanos, e o que está no tecido destas feituras ‘Tendas’, na defesa e sustentação da vida. A educação popular contribuir significativamente nestas costuras, pois facilita a inclusão dos saberes das pessoas, problematizações e a construção coletiva de possibilidades de enfrentamentos dos desafios que interferem a garantia do direito a saúde e dos demais que são fundamentais a exequibilidade deste. Por fim, as Tendas do Afeto Popular constituem-se em dispositivos de conexão, problematização e incitação para a alteração de realidades sociais. A potência se mostra na junção pela conversa-ação na produção de um devir coletivo afetivo que não se fixa, mas que cria e facilita a fluidez do pensamento e a construção coletiva engatando-se com outros enredos na defesa da vida e direitos humanos.

Biografia do Autor

Liamara Denise Ubessi, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Psicóloga, Enfermeira, Sanitarista, acadêmica de Filosofia, Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí, doutoranda em Ciências: práticas sociais em saúde e enfermagem pela UFPel, bolsista demanda Social CAPES, educadora popular.

Michele Neves Meneses, Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande

Enfermeira, Especialista em Gestão Pública em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, educadora popular, trabalhadora de saúde na Vigilância Ambiental no município do Rio Grande, RS.

Marcos Aurélio Mattos Lemões, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós – Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, bolsista demanda Social CAPES, educador popular.

Roberta Antunes Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Rio Grande

Enfermeira. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós – Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Rio Grande. educadora popular.

Neidi Regina Friedrish, Espaço Pachamama

Enfermeira, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Celmira Lange, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP, professora no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Vanda Maria da Rosa Jardim, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, professora no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Ubessi, L. D., Meneses, M. N., Mattos Lemões, M. A., Machado, R. A., Friedrish, N. R., Lange, C., & da Rosa Jardim, V. M. (2016). SAÚDE: UM DIREITO HUMANO EXPERIENCIA-AÇÃO NAS TENDAS DE AFETO POPULAR NO EXTREMO SUL DO BRASIL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 16(30), 149–157. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.149-157

Edição

Seção

Relato de Experiência