DESCONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE ESPONJAS DE COZINHA UTILIZADAS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

Autores

  • Aline dos Santos Marques Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Cássia Regina Nespolo Unipampa
  • Franciele Cabral Pinheiro UFRGS; UNIPAMPA
  • Franciane Cabral Pinheiro Unipampa
  • Giovana de Magalhães Soares Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.102-114

Palavras-chave:

Serviços de alimentação. Inocuidade dos alimentos. Análise microbiológica. Descontaminação.

Resumo

A ocorrência das doenças transmitidas por alimentos pode estar relacionada a práticas inadequadas na manipulação e preparação de alimentos e à contaminação cruzada, que podem envolver esponjas de cozinha. Com base nisso, o objetivo deste estudo foi avaliar a contaminação microbiológica de esponjas usadas em serviços de alimentação e verificar a eficácia de um procedimento para sua descontaminação. As esponjas foram coletadas em nove serviços de alimentação e substituídas por esponjas novas. Após uma semana de utilização, uma nova amostragem foi realizada e partes das esponjas foram submetidas a um processo de descontaminação por imersão em água fervente. Análises microbiológicas incluíram contagens de mesófilos aeróbios totais, coliformes totais e termotolerantes, Staphylococcus sp., e presença de S. aureus. A quantificação de mesófilos aeróbios em esponjas novas (EN) variou de 2,85 a 8,92 logUFC/mL. A quantificação dos grupos coliformes totais e termotolerantes apresentou valores entre 0,48 a 3,04 logNMP/mL. Para Staphylococcus sp., as contagens foram de 2,65 logUFC/mL a acima de 3 logUFC/mL, demonstrando resultado positivo para S. aureus em amostras de dois dos estabelecimentos. Houve grande variação nas contagens microbiológicas entre os estabelecimentos e a descontaminação resultou em reduções significativas em grande parte dos estabelecimentos, variando de 84,2% a 98%. A partir desses resultados, a descontaminação de esponjas de cozinha e sua substituição periódica mostraram-se essenciais para a segurança do alimento.

Biografia do Autor

Aline dos Santos Marques, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, UNIPAMPA, Itaqui, RS, Brasil.

Cássia Regina Nespolo, Unipampa

Doutora em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (UFRGS), Professora Adjunta, Cursos Ciência e Tecnologia de Alimentos e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Itaqui.

Franciele Cabral Pinheiro, UFRGS; UNIPAMPA

Doutoranda em Genética e Biologia Molecular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Técnica de Laboratório na Unipampa.

Franciane Cabral Pinheiro, Unipampa

Mestranda em Bioquímica na Unipampa, Técnica de Laboratório na Unipampa.

Giovana de Magalhães Soares, Unipampa

Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, UNIPAMPA e técnica de laboratório na Unipampa.

Downloads

Publicado

2017-06-02

Como Citar

Marques, A. dos S., Nespolo, C. R., Pinheiro, F. C., Pinheiro, F. C., & Soares, G. de M. (2017). DESCONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE ESPONJAS DE COZINHA UTILIZADAS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 17(32), 102–114. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.102-114

Edição

Seção

Ciências Básicas & Saúde