PERFIL DE RISCO CARDIOVASCULAR DE MORADORES DE QUADRAS CENTRAIS DE PALMAS – TO

Autores

  • Marcela Silva Menezes Centro Universitário Luterano de Palmas - ULBRA
  • Ruth Bernardes de Lima Pereira Centro Universitário Luterano de Palmas - ULBRA Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas - TO.
  • Danyela Martins Cerqueira Centro Universitário Luterano de Palmas - ULBRA
  • Davyd Christian de Menezes Ferreira Leal Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas - TO.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.1-7

Palavras-chave:

Fatores de risco, Doenças Cardiovasculares, Epidemiologia, Perfil de Saúde

Resumo

As doenças crônicas não transmissíveis são hoje a principal causa de morte no mundo. Com base na alta prevalência da mortalidade destas comorbidades e também das doenças cardiovasculares, além da carência por uma assistência que priorize a prevenção e promoção em saúde, objetivou-se com este estudo conhecer o perfil epidemiológico de risco cardiovascular utilizando o Escore de Framingham dos moradores assistidos por uma Equipe de Saúde da Família no munícipio de Palmas – TO. Optou-se por um estudo epidemiológico, transversal e descritivo com abordagem quantitativa. Foi realizado no munícipio de Palmas-Tocantins no período de novembro de 2016 a fevereiro de 2017. A amostra se deu por usuários do Sistema Único de Saúde e moradores do território de abrangência de uma Equipe de Estratégia Saúde da Família localizada na região central de Palmas – TO. Participaram da pesquisa 98 usuários, a média de risco absoluto foi de 6%, risco considerado baixo conforme o Escore de Framingham. Cerca de 70% dos usuários estavam acima do peso. Nos usuários que foram classificados com risco cardiovascular baixo, 65% apresentaram sobrepeso ou obesidade. O perfil de risco cardiovascular da população estudada apresentou-se satisfatório pelo Escore de Framingham, entretanto evidenciou-se a presença de outros fatores de risco associados que ao longo do tempo podem levar os mesmo ao adoecimento. Destaca-se a importância do cuidado integral aos indivíduos com risco absoluto baixo pelo Escore de Framingham considerando outros fatores de risco que também influenciam no surgimento de doenças crônicas não transmissíveis e doenças cardiovasculares.

Biografia do Autor

Marcela Silva Menezes, Centro Universitário Luterano de Palmas - ULBRA

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins e Residente em Saúde da Família e Comunidade pelo Centro Universitário Luterano de Palmas-Tocantins.

Ruth Bernardes de Lima Pereira, Centro Universitário Luterano de Palmas - ULBRA Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas - TO.

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde, Orientadora e Docente.

Danyela Martins Cerqueira, Centro Universitário Luterano de Palmas - ULBRA

Enfermeira Residente em Saúde da Família e Comunidade.

Davyd Christian de Menezes Ferreira Leal, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas - TO.

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família e Educação para preceptores do SUS.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Menezes, M. S., Pereira, R. B. de L., Cerqueira, D. M., & Leal, D. C. de M. F. (2018). PERFIL DE RISCO CARDIOVASCULAR DE MORADORES DE QUADRAS CENTRAIS DE PALMAS – TO. Revista Contexto & Saúde, 18(35), 1–7. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.1-7

Edição

Seção

Fisioterapia & Saúde