PERFIL DE RISCO CARDIOVASCULAR DE MORADORES DE QUADRAS CENTRAIS DE PALMAS – TO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.1-7Keywords:
Fatores de risco, Doenças Cardiovasculares, Epidemiologia, Perfil de SaúdeAbstract
As doenças crônicas não transmissíveis são hoje a principal causa de morte no mundo. Com base na alta prevalência da mortalidade destas comorbidades e também das doenças cardiovasculares, além da carência por uma assistência que priorize a prevenção e promoção em saúde, objetivou-se com este estudo conhecer o perfil epidemiológico de risco cardiovascular utilizando o Escore de Framingham dos moradores assistidos por uma Equipe de Saúde da Família no munícipio de Palmas – TO. Optou-se por um estudo epidemiológico, transversal e descritivo com abordagem quantitativa. Foi realizado no munícipio de Palmas-Tocantins no período de novembro de 2016 a fevereiro de 2017. A amostra se deu por usuários do Sistema Único de Saúde e moradores do território de abrangência de uma Equipe de Estratégia Saúde da Família localizada na região central de Palmas – TO. Participaram da pesquisa 98 usuários, a média de risco absoluto foi de 6%, risco considerado baixo conforme o Escore de Framingham. Cerca de 70% dos usuários estavam acima do peso. Nos usuários que foram classificados com risco cardiovascular baixo, 65% apresentaram sobrepeso ou obesidade. O perfil de risco cardiovascular da população estudada apresentou-se satisfatório pelo Escore de Framingham, entretanto evidenciou-se a presença de outros fatores de risco associados que ao longo do tempo podem levar os mesmo ao adoecimento. Destaca-se a importância do cuidado integral aos indivíduos com risco absoluto baixo pelo Escore de Framingham considerando outros fatores de risco que também influenciam no surgimento de doenças crônicas não transmissíveis e doenças cardiovasculares.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).