REFLEXÕES SOBRE NOÇÕES DE INTEGRALIDADE E NECESSIDADES SOCIAIS EM CUIDADOS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.98-103Palavras-chave:
Integralidade em Saúde, Necessidades Sociais em Saúde, História dos Conceitos, Formação ProfissionalResumo
Este artigo tem por objetivo, a análise e reflexão sobre as noções de integralidade e o sentido que tais elementos causam nas necessidades sociais em saúde. Qual a necessidade do estudo de um conceito para a formação de uma política pública na área de saúde? Qual a importância em se discutir, a partir de uma premissa histórica, a formação das noções de integralidade e como estas noções se relacionam com as necessidades sociais em saúde? Foi partindo dessas questões que o presente artigo foi construído, procurando observar a formação das noções de integralidade, bem como dos seus significados, tendo como base para tal uma abordagem histórica. Nesta análise pode ser observada a necessidade de se fazer com que as ideias em relação as noções de integralidade sejam inseridas na formação dos profissionais de saúde, tendo a percepção de que ainda não existe uma ação prática em campo neste processo de formação, e no serviço oferecido à população. Dessa forma faz-se necessário uma reformulação no modo como é conduzida a formação profissional, fazendo com que sejam destacadas as noções de integralidade aplicadas às necessidades sociais em saúde, dentro do contexto de atuação. Esse contexto constitui-se em uma proposta de ação estratégica para transformar a organização dos processos formativos e dos serviços oferecidos à população, implicando na compreensão da saúde a partir de uma visão ampliada e totalizante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).