REFLEXÕES SOBRE NOÇÕES DE INTEGRALIDADE E NECESSIDADES SOCIAIS EM CUIDADOS DE SAÚDE

Autores

  • Luiz Alberto Ruiz da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-3257-1196
  • Bruna Tadeusa Genaro Martins de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gleizze Ilana Gomes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ana Carolina Sacco Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.98-103

Palavras-chave:

Integralidade em Saúde, Necessidades Sociais em Saúde, História dos Conceitos, Formação Profissional

Resumo

Este artigo tem por objetivo, a análise e reflexão sobre as noções de integralidade e o sentido que tais elementos causam nas necessidades sociais em saúde. Qual a necessidade do estudo de um conceito para a formação de uma política pública na área de saúde? Qual a importância em se discutir, a partir de uma premissa histórica, a formação das noções de integralidade e como estas noções se relacionam com as necessidades sociais em saúde? Foi partindo dessas questões que o presente artigo foi construído, procurando observar a formação das noções de integralidade, bem como dos seus significados, tendo como base para tal uma abordagem histórica. Nesta análise pode ser observada a necessidade de se fazer com que as ideias em relação as noções de integralidade sejam inseridas na formação dos profissionais de saúde, tendo a percepção de que ainda não existe uma ação prática em campo neste processo de formação, e no serviço oferecido à população. Dessa forma faz-se necessário uma reformulação no modo como é conduzida a formação profissional, fazendo com que sejam destacadas as noções de integralidade aplicadas às necessidades sociais em saúde, dentro do contexto de atuação. Esse contexto constitui-se em uma proposta de ação estratégica para transformar a organização dos processos formativos e dos serviços oferecidos à população, implicando na compreensão da saúde a partir de uma visão ampliada e totalizante.   

Biografia do Autor

Luiz Alberto Ruiz da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde - Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Bruna Tadeusa Genaro Martins de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde - Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Gleizze Ilana Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde - Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Ana Carolina Sacco, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde - Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Ruiz da Silva, L. A., Genaro Martins de Oliveira, B. T., Gomes, G. I., & Sacco, A. C. (2019). REFLEXÕES SOBRE NOÇÕES DE INTEGRALIDADE E NECESSIDADES SOCIAIS EM CUIDADOS DE SAÚDE. Revista Contexto &Amp; Saúde, 19(37), 98–103. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.98-103

Edição

Seção

Educação & Saúde