EDUCAÇÃO E TRABALHO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO AO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA NECESSIDADE PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NO SUS

  • Samantha Maranhão Instituto Santos Dumont
  • Lilian Lisboa Instituto Santos Dumont
  • Celina Reis Instituto Santos Dumont
  • Reginaldo Freitas Júnior Instituto Santos Dumont

Resumo

Objetivo: Trata-se de um relato de experiência na área da saúde e educação, cujo objetivo é documentar e refletir a relação entre educação e trabalho interprofissional na atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: Localizado no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte, o Serviço de Atenção ao TEA (SATEA) está inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) como referência ambulatorial para a atenção à saúde materno-infantil e para reabilitação auditiva, motora e intelectual. A implementação do SATEA veio com a prerrogativa de atuar na formação, desenvolvimento e educação permanente de profissionais de saúde, desenvolvendo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão centradas nas concepções de responsabilidade social, equidade, qualidade e eficiência, para gerar evidências científicas, desenvolver estratégias e promover parcerias capazes de fortalecer e auxiliar o SUS. Resultado: O SATEA vem se constituindo como serviço de referência local ao atendimento de crianças com TEA. Muito deste reconhecimento advém de um trabalho pautado pela interprofissionalidade e pela construção de práticas colaborativas com as equipes locais de Estratégia de Saúde da Família. Esta experiência tem favorecido o acesso dos profissionais locais à educação permanente, reconhecendo-os enquanto agentes fundamentais para o aprendizado em serviço e para a legitimação do papel formador do SUS. Conclusão: Compreende-se que as experiências apresentadas neste trabalho podem servir de base para outros serviços especializados na saúde materno-infantil e na reabilitação; além de oferecer aos usuários do SUS a documentação do processo de implantação e implementação de um serviço especializado no atendimento do TEA.

Publicado
2019-12-17
Como Citar
Maranhão, S., Lisboa, L., Reis, C., & Freitas Júnior, R. (2019). EDUCAÇÃO E TRABALHO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO AO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA NECESSIDADE PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NO SUS. Revista Contexto & Saúde, 19(37), 59-68. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.59-68
Seção
Educação & Saúde