EDUCAÇÃO E TRABALHO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO AO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA NECESSIDADE PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NO SUS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.59-68Abstract
Objetivo: Trata-se de um relato de experiência na área da saúde e educação, cujo objetivo é documentar e refletir a relação entre educação e trabalho interprofissional na atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: Localizado no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte, o Serviço de Atenção ao TEA (SATEA) está inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) como referência ambulatorial para a atenção à saúde materno-infantil e para reabilitação auditiva, motora e intelectual. A implementação do SATEA veio com a prerrogativa de atuar na formação, desenvolvimento e educação permanente de profissionais de saúde, desenvolvendo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão centradas nas concepções de responsabilidade social, equidade, qualidade e eficiência, para gerar evidências científicas, desenvolver estratégias e promover parcerias capazes de fortalecer e auxiliar o SUS. Resultado: O SATEA vem se constituindo como serviço de referência local ao atendimento de crianças com TEA. Muito deste reconhecimento advém de um trabalho pautado pela interprofissionalidade e pela construção de práticas colaborativas com as equipes locais de Estratégia de Saúde da Família. Esta experiência tem favorecido o acesso dos profissionais locais à educação permanente, reconhecendo-os enquanto agentes fundamentais para o aprendizado em serviço e para a legitimação do papel formador do SUS. Conclusão: Compreende-se que as experiências apresentadas neste trabalho podem servir de base para outros serviços especializados na saúde materno-infantil e na reabilitação; além de oferecer aos usuários do SUS a documentação do processo de implantação e implementação de um serviço especializado no atendimento do TEA.
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