AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Tainara Boito Universidade de Passo Fundo
  • Valeria Hartmann Universidade de Passo Fundo
  • Daiana Argenta Kümpel Universidade de Passo Fundo
  • Graziela De Carli Universidade de Passo Fundo

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar a adequação do cardápio de uma escola municipal de educação infantil do município de Ibiraiaras – RS, com as preconizações do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Realizou-se um estudo transversal em uma escola de educação infantil, através da avaliação do cardápio oferecido aos pré-escolares de acordo com as recomendações do PNAE e do método de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC), e também foi verificada a aceitabilidade utilizando a escala hedônica facial. Observou-se que os cardápios oferecidos aos escolares apresentavam-se insuficientes na oferta da maioria dos nutrientes abordados pelo PNAE. De acordo com o método AQPC, pode-se perceber a oferta diária de frutas e folhosos aos alunos e uma baixa ocorrência de carne gordurosa e alimentos ricos em enxofre nas refeições. O teste de aceitabilidade foi realizado com 61 escolares, dos quais prevaleceu o sexo feminino (57%), na qual obteve-se boa aceitação pelos alunos com relação a alimentação oferecida, com média de 87% de aceitabilidade. Vale ressaltar que a alimentação oferecida na escola pode exercer influência positiva no rendimento escolar, uma vez que aumenta a capacidade de concentração dos alunos. Apesar de ter uma boa aceitabilidade, os cardápios oferecidos aos escolares devem ser revistos para adequação da oferta de macro e micronutrientes de acordo com as recomendações do PNAE, para que ofereçam os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequados das crianças.

Biografia do Autor

Tainara Boito, Universidade de Passo Fundo

Nutricionista, graduada pela Universidade de Passo Fundo.

Publicado
2019-07-11
Como Citar
Boito, T., Hartmann, V., Kümpel, D., & De Carli, G. (2019). AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Contexto & Saúde, 19(36), 14-19. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.14-19
Seção
Nutrição & Saúde