O NÍVEL DE EMPATIA DE PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SORRISO DE PLANTÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.79-90Resumo
O Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão é formado por alunos de diversos cursos de graduação, em sua maioria da área de saúde. Busca promover o bem-estar de crianças hospitalizadas, para dirimir a ociosidade e o estresse hospitalar. O objetivo é a identificação das competências e habilidades dos integrantes relacionados à empatia e a sua contribuição na formação profissional em saúde. Foi aplicado um questionário para conhecimento do perfil do grupo e utilizado o instrumento validado Inventário de Empatia (IE), os dados tabulados em planilhas no Microsoft Excel 2010 e analisados através da estatística inferencial no programa SPSS. Foram investigados todos os palhaços doutores atuantes em 5 hospitais da cidade de Maceió/AL entre 2016/2017. Foram observados os integrantes com elevada taxa de TP (Tomada de Perspectiva) 45,1 e AL (Altruísmo) 31,3, FI (Flexibilidade Interpessoal) valor aproximado 31,3 e Sensibilidade Afetiva (SA) 37,9, pouco abaixo em relação aos dados normativos de IE. Desse modo, o Projeto contribui com ensino desconstruído do tradicional e diferenciado, referente à empatia, valores, atitudes, relações humanas e formação profissional em saúde, tornando relevante a participação do aluno no projeto, aperfeiçoando ou mesmo desenvolvendo habilidade necessária para o futuro exercício profissional escolhida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.