O NÍVEL DE EMPATIA DE PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SORRISO DE PLANTÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Maria Rosa da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Josineide Francisco Sampaio Universidade Federal de Alagoas
  • Ewerton Amorim Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.79-90

Resumo

O Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão é formado por alunos de diversos cursos de graduação, em sua maioria da área de saúde. Busca promover o bem-estar de crianças hospitalizadas, para dirimir a ociosidade e o estresse hospitalar. O objetivo é a identificação das competências e habilidades dos integrantes relacionados à empatia e a sua contribuição na formação profissional em saúde. Foi aplicado um questionário para conhecimento do perfil do grupo e utilizado o instrumento validado Inventário de Empatia (IE), os dados tabulados em planilhas no Microsoft Excel 2010 e analisados através da estatística inferencial no programa SPSS. Foram investigados todos os palhaços doutores atuantes em 5 hospitais da cidade de Maceió/AL entre 2016/2017. Foram observados os integrantes com elevada taxa de TP (Tomada de Perspectiva) 45,1 e AL (Altruísmo) 31,3, FI (Flexibilidade Interpessoal) valor aproximado 31,3 e Sensibilidade Afetiva (SA) 37,9, pouco abaixo em relação aos dados normativos de IE. Desse modo, o Projeto contribui com ensino desconstruído do tradicional e diferenciado, referente à empatia, valores, atitudes, relações humanas e formação profissional em saúde, tornando relevante a participação do aluno no projeto, aperfeiçoando ou mesmo desenvolvendo habilidade necessária para o futuro exercício profissional escolhida.

Biografia do Autor

Josineide Francisco Sampaio, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Estudos Sociais pela Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca , Especialização em Ciências Sociais, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas  e Doutorado em Ciências na área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/FIOCRUZ (2013). Atualmente é Professora Adjunta, efetiva, com dedicação exclusiva na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Sociologia Geral, atuando na área de Ciências Sociais Aplicada à Saúde, Direito e Saúde e Direitos Humanos.

Ewerton Amorim Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Epidemiologia dos Agravos Nutricionais pela Faculdade de Nutrição da UFAL , atualmente, é doutorando pelo programa de pós graduação em ciências da saúde da Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência nas áreas de Metodologia, Epidemiologia, Bioestatística e Nutrição. Atua como docente pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e da disciplina de Bioestatística de programas de pós graduação.

 

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

da Silva, M. R., Sampaio, J. F., & Santos, E. A. (2019). O NÍVEL DE EMPATIA DE PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SORRISO DE PLANTÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE. Revista Contexto & Saúde, 19(36), 79–90. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.79-90

Edição

Seção

Educação & Saúde