EFEITO IN VITRO DO EXTRATO DE CAMELLIA SINENSIS SOBRE O DNA DE LEUCÓCITOS HUMANOS

Autores

  • Daniele Scherer Drews
  • Ivana Beatrice Manica da Cruz
  • Greice Franciele Feyh dos Santos Montagner Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.39.49-54

Palavras-chave:

teste cometa, chá verde, genotoxicidade, dano no DNA

Resumo

Bebidas à base de Camellia sinensis tem sido utilizadas por muitos séculos na medicina tradicional, sendo a infusão preparada com as suas folhas. Um dos produtos à base de C. sinensis amplamente consumido é o chá verde, sendo que seus benefícios vem sendo associados a sua composição química. Por este motivo o objetivo deste trabalho foi avaliar a possível atividade genotóxica do extrato de chá verde através da avaliação de danos no DNA pelo Teste Cometa. Desta forma, foi conduzido um ensaio in vitro a partir de leucócitos isolados de sangue periférico de indivíduos saudáveis. Os leucócitos isolados foram tratados com diferentes concentrações de extrato de C. sinensis, posteriormente sendo avaliado o dano no DNA pelo Teste Cometa. Os resultados encontrados neste trabalho indicaram que nas concentrações 3μg/mL, 10μg/mL, 30μg/mL, 100μg/mL e 300μg/mL o extrato de C. sinensis comportou-se igual ao controle não apresentando diferença significativa no índice de danos do DNA, o que indica que nas concentrações utilizadas o extrato não apresentou efeito genotóxico. O uso do chá verde na dieta pode ter muitos benefícios para o organismo, principalmente pelos seus compostos bioativos e, por este motivo, fazem-se necessários estudos para avaliar sua toxicidade, para melhor avaliar a segurança em seu uso.

Biografia do Autor

Daniele Scherer Drews

Departamento de Ciências da Vida, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Ivana Beatrice Manica da Cruz

Laboratório de Biogênomica, Universidade Federal de Santa Maria

Greice Franciele Feyh dos Santos Montagner, Unijuí

Graduação em Química pela Unijuí (2007), Mestre em Ciências Biológicas - Bioquímica Toxicológica pela UFSM (2010) e doutorado em andamento em Ciências Biológicas - Bioquímica Toxicológica pela UFSM. Atualmente Profª Colaboradora do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí/RS.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Drews, D. S., da Cruz, I. B. M., & Feyh dos Santos Montagner, G. F. (2020). EFEITO IN VITRO DO EXTRATO DE CAMELLIA SINENSIS SOBRE O DNA DE LEUCÓCITOS HUMANOS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 20(39), 49–54. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.39.49-54