RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE E IDADE LINGUÍSTICA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.51-56Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Linguagem infantil, Síndrome de DownResumo
Objetivo: analisar o desempenho funcional e sua correlação com a idade linguística de crianças na faixa etária de um a sete anos, com diagnóstico de Síndrome de Down (SD). Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Foram utilizados os instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem (ADL), o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e um questionário com dados sociodemográficos construído pelos pesquisadores. Resultados: Participaram da pesquisa 23 crianças com SD, com média de 3,6 anos de idade cronológica e média de 2,2 anos de idade linguística. As crianças apresentaram maior independência na área de mobilidade e maior atraso na área de autocuidado. Observou-se que quanto maior a idade cronológica, menor os escores em autocuidado e função social. Além disto, as crianças com maior idade linguística possuem maior mobilidade. Conclusão: Houve correlação positiva entre idade linguística, mobilidade e autocuidado.
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