RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE E IDADE LINGUÍSTICA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

  • Diogo Ribas dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Bianca Halberstadt
  • Anaelena Bragança de Moraes
  • Ana Paula Ramos de Souza
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, Linguagem infantil, Síndrome de Down

Resumo

Objetivo: analisar o desempenho funcional e sua correlação com a idade linguística de crianças na faixa etária de um a sete anos, com diagnóstico de Síndrome de Down (SD). Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Foram utilizados os instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem (ADL), o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e um questionário com dados sociodemográficos construído pelos pesquisadores. Resultados: Participaram da pesquisa 23 crianças com SD, com média de 3,6 anos de idade cronológica e média de 2,2 anos de idade linguística. As crianças apresentaram maior independência na área de mobilidade e maior atraso na área de autocuidado. Observou-se que quanto maior a idade cronológica, menor os escores em autocuidado e função social. Além disto, as crianças com maior idade linguística possuem maior mobilidade. Conclusão: Houve correlação positiva entre idade linguística, mobilidade e autocuidado.

Publicado
2020-11-04
Como Citar
SantosD., HalberstadtB., MoraesA., & SouzaA. P. (2020). RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE E IDADE LINGUÍSTICA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Contexto & Saúde, 20(40), 51-56. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.51-56
Seção
Fisioterapia & Saúde