RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE E IDADE LINGUÍSTICA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Diogo Ribas dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Bianca Halberstadt
  • Anaelena Bragança de Moraes
  • Ana Paula Ramos de Souza

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.51-56

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Linguagem infantil, Síndrome de Down

Resumo

Objetivo: analisar o desempenho funcional e sua correlação com a idade linguística de crianças na faixa etária de um a sete anos, com diagnóstico de Síndrome de Down (SD). Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Foram utilizados os instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem (ADL), o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e um questionário com dados sociodemográficos construído pelos pesquisadores. Resultados: Participaram da pesquisa 23 crianças com SD, com média de 3,6 anos de idade cronológica e média de 2,2 anos de idade linguística. As crianças apresentaram maior independência na área de mobilidade e maior atraso na área de autocuidado. Observou-se que quanto maior a idade cronológica, menor os escores em autocuidado e função social. Além disto, as crianças com maior idade linguística possuem maior mobilidade. Conclusão: Houve correlação positiva entre idade linguística, mobilidade e autocuidado.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Santos, D. R. dos, Halberstadt, B., Moraes, A. B. de, & Souza, A. P. R. de. (2020). RELAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE E IDADE LINGUÍSTICA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Contexto &Amp; Saúde, 20(40), 51–56. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.51-56

Edição

Seção

Fisioterapia & Saúde