AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN PELO NINTENDO® WII BALANCE BOARD™

STATIC BALANCE ASSESSMENT IN YOUNG PEOPLE WITH DOWN SYNDROME BY NINTENDO® WII BALANCE BOARD™

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.9570

Palavras-chave:

Equilíbrio Postural; Síndrome de Down; Jogos de Vídeo.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar o equilíbrio estático em 160 participantes, entre 7 e 14 anos, sendo 80 com Síndrome de Down (GSD) e 80 no grupo controle (GC), em condições olhos abertos (OA) e olhos fechados (OF). Os dados foram coletados com uso do Balance Board™ (BB) do Nintendo® Wii Fit pelo software LabView e processados para cálculo do deslocamento do centro de pressão. Verificou-se o GSD apresentou maior amplitude e velocidade de oscilação que o GC, tanto nas condições OA quanto OF. Notou-se que o BB foi eficiente para avaliação do equilíbrio, reforçando os achados da literatura sobre as características na população estudada e que novos estudos devem ser feitos com equipamentos de baixo custo para avaliação do equilíbrio postural.

Biografia do Autor

Rosangela Guimarães Romano, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Especialização em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fábio Raia, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui bacharelado e licenciatura em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Tecnologia de Reatores pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Raquel Cymrot, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui Bacharelado e Mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Janina Manzieri Prado-Rico

Bacharel em fisioterapia e doutora em Ciências (programa Biodinâmica do Movimento Humano) pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente é professora em cursos de pós-graduação latu sensu na FMU.

Gabriel Melo Francisco Correia

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduação em Informatik pela Freie Universität Berlin.

Raquel Daffre de Arroxellas

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui especialização em Fisiologia do Exercício e Metabolismo pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, graduação em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente é arbitra internacional de bocha adaptada e membro do Comitê de Regras da BISFed (Boccia International Sports Federation). É professora universitária da Faculdade Mario Schenberg e do Centro Universitário Claretiano.

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas Tadeu

Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor titular da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e professora adjunto da Universidade São Judas Tadeu.

Silvana Maria Blascovi-Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde atua como docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Romano, R. G., Raia, F., Cymrot, R., Prado-Rico, J. M., Correia, G. M. F., Arroxellas, R. D. de, Rodrigues, G. M., & Blascovi-Assis, S. M. (2021). AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN PELO NINTENDO® WII BALANCE BOARD™: STATIC BALANCE ASSESSMENT IN YOUNG PEOPLE WITH DOWN SYNDROME BY NINTENDO® WII BALANCE BOARD™. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 180–191. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.9570

Edição

Seção

Exercício Físico & Saúde