SOFTWARE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

FOOD AND NUTRITION EDUCATION SOFTWARE FOR THE ELDERLY: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.9620

Palavras-chave:

Software. Educação Alimentar e Nutricional. Idoso.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar os estudos existentes sobre softwares de educação alimentar e nutricional voltados à população idosa através de uma revisão integrativa da literatura, que foi realizada em cinco etapas. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte: quais são os softwares existentes de Educação Alimentar e Nutricional utilizados ou desenvolvidos para o público idoso? Foram incluídos os artigos originais que respondessem à questão norteadora dessa revisão, disponíveis na íntegra, publicados em português, inglês ou espanhol, nos anos de 2009 a 2018. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciên­cias da Saúde (Lilacs) e Scopus. A amostra final foi com­posta por nove artigos, sendo que cinco deles tinham como foco a abordagem de Educação Alimentar e Nutricional na promoção da saúde, enquanto quatro estudos focavam no monitoramento de doenças. Espera-se, com esta revisão, proporcionar estímulo a outras pesquisas que aprofundem o desenvolvimento de softwares de Educação Alimentar e Nutricional para a população idosa, a fim de promover informação de qualidade e entretenimento a esse grupo etário.

Biografia do Autor

Bárbara De Carli Silveira, Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Nutricionista. Mestre em Gerontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua na Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes.

Cariza Teixeira Bohrer, Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista. Doutora em Administração (UNB). Docente do Departamento de Alimentos e Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, no curso de Nutrição e mestrado em Gestão de Organizações Públicas. Tem experiência na área de alimentos, nutrição, saúde, serviços, inovação e sustentabilidade.

Mariane Rosa

Nutricionista. Mestranda em Gerontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Loiva Beatriz Dallepiane, Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde:geriatria pela PUCRS. Professora titular do Departamento de Alimentos e Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, no Curso de Nutrição e no mestrado em Gerontologia-UFSM. Tem experiência nas áreas de nutrição clínica e gerontologia.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Silveira, B. D. C., Bohrer, C. T., Rosa, M., & Dallepiane, L. B. (2021). SOFTWARE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA: FOOD AND NUTRITION EDUCATION SOFTWARE FOR THE ELDERLY: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 84–96. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.9620

Edição

Seção

Nutrição & Saúde