RECURSOS TERAPÊUTICOS PARA A FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.49-56Palavras-chave:
Fibromialgia, Fisioterapia, Dor crônicaResumo
A Fibromialgia (FM) é caracterizada como uma síndrome altamente prevalente e incapacitante, que afeta principalmente mulheres com faixa etária entre 20 e 55 anos. Atualmente não há cura para FM, portanto seu tratamento visa reduzir os sintomas, principalmente de dor, e melhorar a qualidade de vida e funcionalidade do indivíduo. Os tratamentos farmacológicos não têm sido eficazes nessa população, portanto, emerge a necessidade de terapêuticas complementares na FM. Assim, o presente estudo objetivou analisar o estado da arte acerca dos recursos terapêuticos não farmacológicos utilizados para o quadro clínico da FM. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, na qual se utilizaram as bases de dados da PubMed, Psycinfo, ScienceDirect, LILACS e SciELO. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, permaneceram 18 artigos. O interesse em estudos acerca dos recursos terapêuticos utilizados na FM tem sido crescente, concentrando-se nos dois últimos anos. As possibilidades terapêuticas mais estudadas nos últimos cinco anos foram os exercícios resistidos e aeróbicos, a hidroterapia, a cinesioterapia e a neuromodulação. Ressalta-se que as características individuais devem ser levadas em consideração para escolha do tratamento, devido à heterogeneidade dos sintomas que podem estar presentes em cada paciente. Por fim, sugere-se que o acompanhamento destes indivíduos seja multiprofissional devido ao quadro clínico da FM ser multifatorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).