ANALYSIS OF THE NUTRITIONAL STATE IN DIFFERENT PHASES OF SCHOOL LIFE
ANALYSIS OF THE NUTRITIONAL STATE IN DIFFERENT PHASES OF SCHOOL LIFE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.10828Keywords:
Avaliação Antropométrica.Educação Nutricional. Nutricionista. Obesidade.Abstract
This study had of aimed to evaluate the status nutritional in different stages of school life of children from the municipal school of Montes Claros - GO. This is a study descriptive observational cross-sectional. Data were obtained through interviews using a semi-structured questionnaire with individualized application. Initially, age data were collected, later anthropometric evaluation was performed, characterized by the evaluation of height, weight, body mass index (BMI), which were verified by measuring tape, stadiometer and digital scale and calculator. The students were divided into 5 groups according to the age group established by the Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). We find 370 (48.62%) females and 391 (51.38%) males. Initially, the groups had an eutrophic range of 82% for boys and 74.13% for girls. With advancing age, it was possible to observe an adequate reduction in nutritional status to 61.34% in boys and 55.68% in girls. This highlights the nutritional transition the country has been through. The presence of the professional nutritionist guided by the PNAE guidelines is a fundamental factor for maintaining the proper nutritional status of the students.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).