Motor profile of children between 3 and 4 years old attending a community daycare center
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.11580Keywords:
Child development, child, child day care centersAbstract
Objective: To outline the motor profile of children from three to four years old who attend the community daycare, observing their motor age in the following aspects: fine motor skills, gross motor skills, balance, body schema, spatial organization and temporal organization, as well as, the influence of the environment (space and the furnishings) in their development. Materials and methods: The design of the study was cross-sectional and exploratory. The instruments used were the Scale of Motor Development (EDM) for motor evaluation, and the Infant/Toddler Environment Rating Scale, Revised (ITERS-R) to evaluate the environment in the aspect of “space and furnishings” of the daycare. 14 children participated, seven males and seven females, whose mean age was 3.52 (±0.29) years old. Results: According the mean of general motor age 38.07 (±9.08) months and the mean of chronological age 42.29 (±3.47) months, the participants showing a negative motor age. Most children (71.4%) were developing within normality. Their highest mean score (103±39.78) was in the body scheme dimension (QM4), while the lowest (70±23.52) was in balance (QM3), the latter result being an index for the risk of delayed development. The girls developed better than the boys, with a general motor age of 41.71 (±6.90) and 34.43 (±10) months, respectively. The environment was classified as having the minimum adequate quality, with a score of 3.2 in the ITERS-R. Conclusion: Although the children had a negative general motor age, children presented an adequate motor profile for their age, and the evaluation of the environment of the daycare had no negative influences on their development.
References
Fonseca, EMGO. Desenvolvimento Normal de 1 a 5 anos. Revista de Pediatria Soperj. 2011;(Suppl):4-8. Disponível em: http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=551
Vieira ACS, Raimundo ACL, Silva RCR. Estimulação precoce na primeira infância: reflexões e experiências. Campo Grande: Editora Inovar; 2019. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586182
Ministério da Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_estimulacao_criancas_0_a_3anos_neuropsicomotor.pdf
Souza NS, Pereira LPS, Silva SV, de Paula WKAS. Vigilância e estímulo do crescimento e desenvolvimento infantil. Rev. Enferm. Ufpe, on-line. 2019 Mar;13(3):680-689. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238634/31558
Zago JTC, Pinto PAF, Leite HR, Santos JN, Morais RLS. Associação entre o desenvolvimento neuropsicomotor e fatores de risco biológico e ambientais em crianças na primeira infância. Rev. Cefac. 2017 maio/jun.;19(3):320-329. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/9PcvkHSKnJsSnwsM88G5dPh/?format=pdf&lang=pt
Corsi C, Santos MM, Marques LAP, Rocha NACF. Repercussões de fatores extrínsecos no desempenho motor fino de crianças frequentadoras de creches. Rev Paul Pediatr. 2016;34(4):439-446. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-revista-paulista-pediatria-209-pdf-S0103058216000198
Máximo LP. Ações dos bebês em diferentes formas de organização do espaço e dos materiais em um ambiente de creche [dissertação de Mestrado em Ensino e Processos Formativos]. São José do Rio Preto: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/155936
Trezzi C, Rosa GRA. Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança. Revista @mbienteeducação 2020 jan./abr.;13(1):176-190. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/777/734
Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2015.
Harms T, Cryer D, Clifford RM. Infant/Toddler Environment Rating Scale: Revised Edition. Zucoloto KA e Sena TMS de, tradutores. Nova Iorque: Teachers College Press; 2006.
Souza TKS, Coquerel PRS. Perfil motor de criança entre 03 à 05 anos de idade. Rio Grande do Norte. [Monografia de Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44104
Rossi LA, Dipe EL, Gonçalves CR, Miguel H, Campos MVA. Análise do equilíbrio estático em crianças de 5 anos de idade. Revela 2019 jul;24(1):106-118. Disponível em: http://www.fals.com.br/revela/revela027/edicoesanteriores/ed24/ed_24_07.pdf
Silva KA, Lima LMM, Alencar GP. Influência das aulas de movimento e expressão corporal na motricidade global e equilíbrio em crianças de 3 a 5 anos do SESC Escola Horto. Rev Bras Fisiol Exerc 2018;17(4):205-213. Disponível em: https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/revistafisiologia/article/view/1919/7871
Gui-Ping J, Xi-Bian J, Sheng-Kou W, Zhong-Qiu J, Wei-Tong L, Xi C, et al. Balance, proprioception, and gross motor development of chinese children aged 3 to 6 years. J Mot Behav. 2017 Set;50(3):343-352. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28915098/
Kokštejn J, Musálek M, Tufano JJ. Are sex differences in fundamental motor skills uniform throughout the entire preschool period? PLoS One 2017 Abr;12(4):1-10. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5407840/pdf/pone.0176556.pdf
Amaro LLM, Pinto SA, Morais RLS, Tolentino JA, Felício LR, Camargos ACR, et al. Desenvolvimento infantil: comparação entre crianças que frequentam ou não creches públicas. Rev. Bras. Crescimento Desenvolv. Hum. 2015;25(2):170-176. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v25n2/pt_06.pdf
Brandão MS. Acolhimento em creches comunitárias: uma análise das práticas educativas com crianças da primeira infância. Maranhão. [Monografia de Graduação em Licenciatura em Pedagogia] – Universidade Estadual do Maranhão; 2019. Disponível em: http://www.pedagogia.uema.br/wp-content/uploads/2020/02/MARCELA-SILVA-BRAND%C3%83O.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).