DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E FALHAS ANTROPOMÉTRICAS EM CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS
NEUROPSYCHOMOTOR DEVELOPMENT AND ANTHROPOMETRIC FAILURES IN CHILDREN UNDER TWO YEARS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11817Keywords:
Desenvolvimento Infantil., Antropometria., Criança., Estado Nutricional.Abstract
This study aimed to investigate the association between nutritional status, assessed through anthropometric failures, with the psychomotor neurodevelopment of infants. It consisted of a cross-sectional study, carried out with children aged 1 month to 23 months and 31 days, living in the municipality of Picos / Piauí, without previous diagnosis of neurodevelopmental delay. The variables investigated were socioeconomic, demographic, as well as anthropometric data by measuring weight and length, for later classification and categorization of failures. The neurodevelopment assessment was performed using the Developmental Milestones contained in the Small Child Welfare Survey Scale. Subsequently, a descriptive statistical analysis was carried out, in addition to performing the Likelihood Ratio, at a significance level of 5% to assess the association between the outcome variable and anthropometric failures. Of the children assessed, 9.4% had positive screening for delayed neuropsychomotor development, where category 3 of anthropometric failures was the one with the highest prevalence (9.1%), and in this study there was no statistical association between nutritional status , through the use of anthropometric failures, with delays in child neurodevelopment. Thus, it is concluded that although there was no statistical association, both the adopted screening tools proved viable both to evaluate and to guide the interventions, aiming to improve the nutritional status and child neurodevelopment and reinforcing the importance of carrying out this monitoring more detailed.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).