Efeitos Combinados de Estrógeno e Glicocorticóide Sobre os Órgãos-Alvo de Ratas Jovens
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2001.01.121-130Abstract
A influência imunossupressora de glicocorticóides é bem conhecida. Porém, os efeitos de esteróides sexuais sobre os órgãos do sistema imune não foram estudados ainda suficientemente. Usou-se ratas Wistar jovens, com o peso corporal na faixa de 50-80 g. Nos experimentos A e B as ratas foram tratadas com duas injeções de estrógeno, com intervalo de um dia entre as datas de injeções. No experimento A foi usado também o tratamento combinado de estrógeno comacetato de dexametasona (DMA) nos mesmos dias. No experimento B o tratamento com DMA foi realizado 3 e 5 dias após segunda injeção de estrógeno. Em ambos os experimentos, aproximadamente 24 horas após a última injeção foram isolados vários órgãos-alvo, para pesagem imediata e após secagem durante 2 dias. No experimento A o estrógeno não causou as mudanças significativas dos pesos
absoluto, relativo (mg/g do peso corporal) e seco de timo e baço, mas aumentou os respectivos pesos de útero e glândulas supra-renais. Na presença de estrógeno, o DMA diminuiu drasticamente os pesos de timo e baço, mas causou poucas alterações nos pesos de útero e glândulas supra-renais. No experimento B foi registrada a diminuição por estrógeno dos pesos de timo e baço e aumento dos pesos do útero, mas não de glândulas supra-renais. DMA causou a diminuição dos pesos de timo e baço e parcialmente, de glândulas supra-renais, mas não alterou os pesos do útero. Concluindo, para revelar o efeito inibitório de estrógeno
sobre o timo e baço é preciso fazer avaliação aproximadamente 6 dias depois da última injeção de estrógeno. Mesmo assim, em combinação com estrógeno, o
glicocorticóide continua exercer sua potente ação imunossupressora, não modificando, porém, a ação estimuladora de estrógeno sobre o útero.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.