Saberes e Práticas de Mães no Cuidado à Criança com Doenças Respiratórias no Pós-Alta Hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.02.11-29Abstract
As doenças respiratórias constituem-se em importante agravo à saúde de crianças, exigindo cuidados domiciliares para sua total recuperação. Os saberes e práticas operados no cuidado no domicílio, após a alta hospitalar, por mães de crianças com doença respiratória são o tema deste artigo. Estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Após localização dos endereços, no Serviço de Arquivo Médico, das famílias de crianças hospitalizadas por problemas respiratórios no Hospital de Caridade de Ijuí, realizou-se visita domiciliária com o objetivo de coletar os dados para a investigação. Foram entrevistadas dez mães de crianças com história de primeira internação por problema respiratório e que aceitaram expor a sua experiência de cuidado. Na análise das informações obtidas conformaram-se dois temas – os cuidados físicos e ambientais e o uso de substâncias. A mãe cuida da criançano hospital como extensão do cuidado doméstico, ainda que sob a regulação da equipe local contra a qual cria mecanismos de resistência para exercer os saberes que elabora no cotidiano. Esses saberes são construídos pela transmissão
oral na família e no meio social, o exemplo de vida de outras mães, o exercício pessoal da atividade materna, o contato com profissionais de saúde e meios de comunicação de massa. A orientação recebida na alta é fragmentada e dirigida ao receituário médico, voltando para casa, com pouco conhecimento sobre os desdobramentos da doença do filho, o que gera angústias e ansiedades. As práticas populares são utilizadas para dar continuidade ao processo de recuperação aliadas à prescrição médica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).