Defrontando-se com a dor do outro – experiências de alunos iniciantes em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.02.31-44Abstract
Ao prestar cuidados a pessoas que sentem dor os alunos podem ter sentimentos e sensações conflituosos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as experiências vivenciadas por estudantes de graduação em enfermagem iniciantes no cuidado desses pacientes. Através do relato de experiênciasprocura-se discutir os aspectos significativos no cuidado prestado, nos sentimentos experimentados pelas autoras e no processo de cuidar e aprender a ser cuidador. Trata-se de dois depoimentos distintos, narrados em primeira pessoa e analisados separadamente. A interação com a situação de dor e sofrimento despertam o conteúdo humano, manifesto através de sentimentos e sensações como tristeza, ansiedade, projeção ou introjeção do sofrimento e impotência. Evidencia-se o compromisso profissional e ético com o paciente e o desejo de contribuir para o seu bem-estar. O professor é identificado
como fonte geradora de ansiedade por ser alguém que avalia, sendo também suporte emocional e referência para a aprendizagem. A discussão do vivido permite reelaborar as situações e dar significado a elas, compreendendo que o crescimento pessoal e profissional é gradual, se faz através de
experiências quando se aprende a lidar com os próprios sentimentos. O conhecimento e as experiências durante o curso proporcionam crescimento, amadurecimento e autoconfiança, constituindo as bases de sustentação para
a conduta profissional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.