Interagindo com Grupos de Idosos: Por Quê, Para Quê?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2003.04.11-29Abstract
Estudos demográficos e epidemiológicos têm mostrado um aumento significativo da população idosa em nosso país. Esta pesquisa buscou conhecer as formas de organização grupal e compreender a sua percepção na interação com outros idosos, identificando sob a ótica destes as alterações ocorridas na sua vida a partir de sua inserção no grupo. É um estudo de natureza qualitativa que tem como instrumento de coleta de dados a técnica da observação participante e a entrevista semi-estruturada. Tem como sujeitos da investigação quatro integrantes do Programa de Integração Comunitária e da Instituição “Lar Padre Euclides” de Ribeirão Preto. Para análise dos dados, seguimos os passos metodológicos preconizados por Minayo (1996), de onde emergiram quatro categorias: convivência social: “a gente arruma amizade”; “tudo se altera: desde o organismo muda”; necessidade de convivência social; “ela olha por mim, eu olho por ela”. Os resultados evidenciaram que mesmo pertencentes a grupos com características e objetivos distintos, muitas são as alteraçõesocorridas na vida desses idosos, desde fisiológicas até mentais, decorrentes do processo de interação social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).