Etapa de Transição: Mulheres Vivenciando o Período Climatérico
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.06.79-100Abstract
Entendendo que o período climatérico faz parte de um ciclo de transição da vida da mulher e que, muitas vezes, constitui-se em uma etapa de conflito entre o ser mulher, com capacidade reprodutiva e o “deixar de ser mulher”, uma vez que há a interrupção na possibilidade de procriar, este trabalho objetivouconhecer como as mulheres vivenciam o período climatérico. Constitui-se em um trabalho com abordagem metodológica qualitativa, exploratória e descritiva. O local de estudo foi o município de São Paulo das Missões/RS. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista aberta, gravada, e, posteriormente, transcrita. Participaram da pesquisa oito mulheres que se encontram na faixa etária entre 45 e 55 anos de idade. As informações foram objeto de análise, tendo seguido três etapas: ordenação do material, classificação em categorias e discussão final. A partir de leituras sucessivas, conformaram-se quatro categorias de análise, quais sejam: a primeira aborda as questões referentes à identificação das modificações orgânicas decorrentes do período perimenopausa; a segunda versa acerca da utilização da terapia de reposição
hormonal, em que os sintomas climatéricos são amenizados; a terceira trata das modificações que ocorreram na vida sexual das mulheres, evidenciando que houve mudanças significativas, particularmente diminuição da libido; a última aborda as questões que envolvem os aspectos psicológicos, sendo que angústia, choro fácil, depressão e irritabilidade são as manifestações que ocorrem com maior freqüência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).