IDOSO E INTERNET: Novos Olhares
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.23-27Abstract
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com idosos participantes de oficinas de inclusão digital na PUCRS, tendo como objetivos: Identificar as principais ferramentas da Internet utilizadas por idosos e os motivos que levaram idosos a utilizarem tais ferramentas; Analisar as dificuldades e facilidades na utilização destas ferramentas. Para tanto, a metodologia utilizada foi numa abordagem quantitativo-qualitativa, interpretativa. Os dados foram coletados por entrevistas semi-estruturadas com questões norteadoras e observação participante junto aos idosos, com média de 67,89 anos, integrantes de oficinas de inclusão digital na PUCRS, tendo como problema de pesquisa: Quais as principaisferramentas de comunicação e informação da Internet utilizadas pelos idosos? Os resultados apontaram que as ferramentas mais utilizadas são: e-mail 99%, sites de busca 99%, comunicação síncrona 50%, sites de noticiais 30%.Os motivos que levaram à utilização foram: pesquisa, comunicação, atualização e curiosidade. As dificuldades foram relacionadas às opções que as ferramentas de e-mails disponibilizam (abrir anexos, anexar e encaminhar, navegação nos sites contendo layouts confusos e com pouca informação). Como facilidades idosos apontaram a navegação dos sites de busca. Desta forma a pesquisa mostrou que a comunicação
via Internet para os idosos possibilita o contato, às vezes
instantaneamente, com entes queridos. Para os idosos a comunicação não deve ser banal, mas uma troca de palavras ou imagens significativas e afetivas. Os sites de busca representam “portas” para as informações visuais e escritas, fascinando com sua gama de assuntos diversificados, sendo uma fonte “infinita” de informações. A alfabetização tecnológica de idosos deve ser alcançada também na utilização de novas formas de comunicação e interação on-line, construindo, assim, o conhecimento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).