VIVÊNCIAS GRUPAIS NA SAÚDE MENTAL E GERONTOLOGIA: Uma Ferramenta Para o Trabalho em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.13.53-58Abstract
Este estudo constitui um relato de experiência, do Grupo deEstudos em Saúde Mental e Gerontologia da Unijuí (Gesmg), o qual desenvolve ações junto ao Grupo de Socioterapia do Bairro Glória e com os idosos residentes na Casa Lar de Ijuí/RS. Objetiva sistematizar as atividades desenvolvidas nestes grupos; socializar as experiências vivenciadas; propiciar aperfeiçoamento aos estudantes; oportunizar momentos de escuta e exercício de socialização a pessoas cujos vínculos sociais encontram-se fragilizados; produzir conhecimento
e divulgar uma metodologia de intervenção grupal. No Gesmg participam 17 acadêmicos de Enfermagem e quatro docentes.
Tem o objetivo de estudar e discutir temas referentes à área da saúde; organizar eventos, elaborar trabalhos de iniciação científica e coordenar as atividades desenvolvidas nos dois outros grupos em que atuam. No Grupo de Socioterapia do Bairro Glória são assistidos 12 sujeitos com vínculos sociais comprometidos e tem-se como propósito oferecer espaço de socialização. Na Casa Lar residem 18 idosos, cujas vinculações familiares encontram-se pouco solidificadas, além de conviverem com dificuldades financeiras e de autocuidado.
Nela desenvolvem-se ações de cuidado, socialização e de
escuta. Também faz-se a interlocução com a Unidade Básica de
Saúde, referência da Casa Lar. Estes espaços se constituem em
mais um lócus de aprendizagem para professores e estudantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).